domingo, 3 de fevereiro de 2019

TELHADO DA APPLE: 50 ANOS DO ÚLTIMO SHOW DOS BEATLES

Boa tarde,

Conforme combinamos, voltamos para falarmos dos 50 anos do último show dos Beatles, ocorrido no dia 30 de janeiro de 1969.

Savile Row, o nome da rua onde se encontrava o prédio da Apple... e é também o nome da empresa que fez os óculos redondos do John e todos os óculos da Rainha: Savile Row!!!


Em dezembro de 1968 houve uma reunião na sede da Apple, mais precisamente no dia 27 de dezembro, onde os Beatles discutiram os planos para 1969.


Nesta reunião ficaram marcados - por sugestão de Paul - um especial produzido para a TV com uma hora de duração e um show, cujos ensaios deveriam começar a acontecer no dia 18 de janeiro de 1969.

A ideia inicial do show era ser beneficente, fechando a década de 1960 de maneira grandiosa e, ao mesmo tempo, trazer o grupo de volta às raízes. Esta ideia ganhou forma e passou a se chamar "Projeto Get Back".


Lá estive em 2014... Saudades!!!

Definidos os planos, agora era a hora de saber onde fazer o show. Primeiro, eles escolheram o Roundhouse em Londres. Reservaram o local por duas vezes, mas, mais uma vez voltaram atrás, cogitando realizar o show numa barcaça, andando pelo Tâmisa.

Bem, voltando ao especial para a TV, acabou não rolando porque não houve aceitção dos outros três beatles: é que as decisões eram tomadas colegialmente e, se alguém vetasse, o projeto ou a ideia, não ia para frente. Foi o que aconteceu.


Lá estive em 2014...

Ocorre que, naquele momento, os Beatles, como unidade, já não existiam mais (desde Sgt. Pepper's, para ser mais preciso): John queria acabar logo com o grupo, mas receava - talvez - chatear os outros, até porque, se ele quisesse tinha acabado com tudo mesmo, já que foi ele quem criou a banda; Ringo estava na dele, envolvido com seu projeto pessoal: as filmagens de The Magic Christian, que iriam acontecer a partir de fevereiro; e George, a exemplo de John, não queria mais ser um Beatle já fazia tempo.



Então sobrou o show, que ninguém sabia nem onde e nem quando iria acontecer.

Os ensaios começaram e escolheram o Twickenham Studios, em Londres. 

Todos então combinaram e concordaram em filmar todo o processo de composição e ensaio das novas músicas e somente elas entrariam no show, desprezando-se, assim, as antigas e as recentes, do álbum branco.

RECOMEÇAM AS BRIGAS

Ensaiando em um ambiente hostil e frio e, ainda, tendo que começarem os ensaios muito cedo, logo as brigas entre eles recomeçaram: John, sempre acompanhado de Yoko (fato que sempre desagradou aos outros três), à essa época estava envolvido com heroína e sempre chegava chapado; George teve novo acesso de raiva, desta vez por ver Paul mandando em tudo e em todos, bem como estava cansado de ver suas músicas insistentemente boicotadas pela dupla; e Ringo, cada vez mais distante dos três...



As rusgas se estenderam também para George Martin, a partir do momento em que o desautorizaram a editar ou adicionar qualquer instrumento ou voz nas músicas, colocando de lado, também, o engenheiro de som da EMI, Geoff Emerick.

George Martin também estava dispensado da produção e os Beatles colocaram Glyn Johns para fazer isso. Alan Parsons, àquela época recém contratado da EMI é quem ia operar as fitas.


No terceiro dia de ensaio o pau come, tendo George e Ringo perdido o entusiasmo pelos ensaios (o que já não era muito); no quarto dia, uma briga feia entre Paul e George, porque Paul queria que George tocasse de tal ou qual maneira em uma música dele... E isso diante das câmeras!!!


Fachada do prédio da Apple, em 2014, quando lá estive...


Já no dia 10 de janeiro, outra briga, desta vez entre George e John, por conta da apatia e descontentamento deste último. George, então, larga a guitarra e vai embora. Coube a Yoko ficar no lugar de George, no resto da tarde, para "terminar" o trabalho, com suas performances de gritos, gemidos, microfonias, etc.

Passados três dias, no estúdio estavam Paul e Ringo, apenas, discutindo os estragos na banda causado por Yoko. O medo de todos, claro, era que se alguém dissesse alguma coisa a respeito disso a John, ele imediatamente deixaria o grupo.



Enquanto a turbulência rolava, o local do show ia se definindo: cogitou-se novamente um outro local, um anfiteatro romano em Tripoli, na costa da África, por causa do frio de Londres. Começariam o show ao entardecer, com a arena vazia e depois as pessoas iam entrando, todas, de todas as cores e credos. Novamente, o projeto do local fracassou.


Por esta porta entraram os fabfour para fazerem o seu último show, em 10 de janeiro de 1969...


Bem, então marcaram uma nova reunião para apararem as arestas e decidiram cancelar o show e gravar um disco com as novas músicas ensaiadas, mudando as filmagens para o prédio da Apple, cujo estúdio já havia sido montado.

GET BACK: NASCE UM NOVO DISCO... SERÁ?

Este material novo, para a formação de um novo disco, era este:

Don't Let Me Down, Dig a Pony, All Things Must Pass, Let it Down, I've Got a Feeling, On The Road to Marrakesh, Two of Us, Let it Be, Take a Trip to Carolina, Picasso, One After 909, Gimme Some Truth, Maxwell's Silver Hammer, Oh! Darling, Hear Me Lord, Carry That Weight, Octopus's Garden, She Came In Throught the Bathroom Window, Golden Slumbers, Get Back, The Long and Winding Road e For You Blue.

No prédio da Apple também foi decidido que o especial de TV "Beatles At Work" iria virar um filme, que se chamaria, assim como o disco, "Get Back".


A mudança para o prédio da Apple melhorou um pouco o humor dos quatro, já que era bem mais aconchegante que o Twickenham. E George trouxe o tecladista Billy Preston para os arranjos, o que deixou todo mundo comportado.

Algumas músicas foram gravadas e filmadas na Apple: Teddy Boy, Dig it, Every Night, Isn't a Pity, Octopus's Garden, Maxell's Silver Hammer, Let it Down, Old Brown Shoe, Something, I Want You e All Things Must Pass.


O SHOW NO TELHADO


A partir daí começa a amadurecer a ideia de Paul e ele começa a convencer os demais para tocarem no telhado do prédio da Apple, já que não iriam mais fazer o show planejado em dezembro de 1968.


Êta portinha disputada!!!


Os outros três toparam a ideia e, na hora do almoço, no dia 30 de janeiro de 1969, uma quinta-feira fria e cinzenta de Londres (e como são!!!) os quatro subiram ao telhado do prédio da Apple e começaram a diversão.



Bem, imaginem vocês: centro de Londres, uma cidade extremamente conservadora, hora do almoço, pleno dia útil e quatro cabeludos começam a fazer um showzinho básico em cima de um telhado de um dos prédios ao redor...

Aspecto da Savile Row, próximo ao prédio da Apple... Aliás, estes prédios aparecem no filme do show... aqui, naquele dia, estava cheio de gente!!!


Logo os banqueiros chamaram a polícia e o show acabou. Ainda mesmo assim, eles conseguiram tocar por cerca de 42 minutos, tudo devidamente filmado e documentado (graças a Deus). 

O "set list" foi:

Get Back
Don't Let Me Down
I've Got a Feeling
One After 909
Dig a Pony
e repetiram I've Got a Feeling, Don't Let Me Down e Get Back.

Algumas músicas não puderam ser tocadas no telhado, por conta da interrupção, e foram gravadas no estúdio da Apple: Two of Us, The Long and Winding Road e Let it Be.

O centro de Londres parou para ouvir os Beatles tocar no telhado, de graça, para todos: Gente nas janelas dos prédios, nas ruas, nos telhados vizinhos...

Este prédio fica defronte ao prédio da Apple... A calçada estava lotada de gente parada, ouvindo os Beatles tocarem...

O projeto "Get Back", ou volta às raízes, idealizado por Paul para salvar a banda, de alguma forma, acabou sendo mais uma rasteira num dos pilares que ainda sustentavam a banda.

Eis aí o último show ao vivo dos Beatles. A banda estava bem próxima do fim e um novo disco tomava forma e somente seria lançado em maio de 1970, época em que os Beatles não mais existiam.

Dá até arrepio, em pensar que eu estive aí, também num dia cinzento, frio e com muito, muito vento!!!

O disco foi esquecido - que se chamaria "Get Back & 12 Other Songs", com a capa cuja foto já havia sido feita com eles no mesmo lugar onde fizeram as fotos de "Please Please Me", só que agora seis anos mais velhos - , e retornaria, com um novo nome, uma nova capa e uma pá de cal na maior banda de rock and roll de todos os tempos: Let it Be.


Mas isso é motivo de conversa para o ano que vem...

Bem, vamos ficando por aqui.

Voltaremos em breve, para falarmos sobre o primeiro compacto dos Beatles em estéreo lançado nos EUA: Get Back/Don't Let Me Down.


Saudações Beatlemaníacas e Decacampeoníssimas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário