domingo, 20 de janeiro de 2019

YELLOW SUBMARINE: 50 ANOS DA TRILHA SONORA!!!!


Boa tarde a todos!

O ano de 2019 reserva-nos muitas conversas em torno do rock e dos Beatles.

Só para termos uma ideia, neste período (janeiro), há 50 anos, os Beatles começaram a gravar as músicas de seu projeto “Get Back”, que se transformou no álbum “Let it Be”, e que só veio a público em 1970 (Por quê?), motivo de uma postagem mais para frente.

O ano de 1969 igualmente marca o fim da carreira fonográfica e da maior banda de rock de todos os tempos, com o álbum “Abbey Road”.

É também o ano de 1969 um novo “divisor de águas” para o rock, com o surgimento do rock progressivo, vertente do rock que mais gosto, através do espetacular álbum de uma grande banda inglesa, o King Crimson, em seu debutante e clássico “In the Curt of the Crimson King” (para mim, um dos dez melhores álbuns da história), que é quase uma unanimidade em termos de marco inicial do rock progressivo (e, na minha opinião, com o surgimento de bandas como o Yes, motivo de uma postagem muito, mas muito especial de seus 50 anos, em breve!).

Divisor de águas também posso chamar aquilo que se deu após o festival de Woodstock, em julho de 1969, motivo de uma futura postagem em sua comemoração de seus 50 anos.

Como em 1967, também podemos dizer que, há 50 anos, o ano de 1969 determinou o rock que hoje conhecemos como “rock”, isto é, a música que dominou as paradas pelo menos dos anos 1970, 1980 e 1990, este último com o último suspiro do rock: o grunge, nascido em Seatle, com suas bandas de calças rasgadas e camisa xadrez.

Marcou, também, o fim de uma era: os anos 1960 e somente por si só, o ano de 1969, há 50 anos atrás, fez com que o mundo nunca mais fosse o mesmo, apesar de parecer que nada tenha mudado.

Para começarmos, então, o ano de 2019, vamos falar dos 50 anos do lançamento da trilha sonora do desenho “Yellow Submarine”, cujo disco recebeu o mesmo título, lançado a 17 de janeiro de 1969.

meu vinil nacional, de época, 1969, com o selinho "estereofônico"...


Yellow Submarine, o filme, o desenho animado de longa metragem foi lançado em julho de 1968, mas como os Beatles estavam finalizando a gravação do White Album, a sua trilha sonora saiu mesmo em janeiro de 1969.

Contracapa..

No lado “A”, vamos encontrar seis canções dos Beatles. Destas seis, quatro eram novas, já que “yellow submarine” fora lançada em “Revolver” (1966) e “All You Need is Love” em single, em 1967.

Lindo LP, em estado de zero!!!

Já no lado “B”, há somente composições de George Martin, o produtor dos Beatles, cujas canções instrumentais fazem parte do filme. Aliás, uma delas –“Pepperland”, que abre o lado “B” - ficou famosa quando foi regravada no começo dos anos 1990 e passou também à trilha sonora da novela “Pantanal”, da extinta Rede Manchete.

Meus CD's...

Para você que me lê e desconhece a história dos Beatles pode parecer que eles gravaram o disco e as músicas pensando no filme. Mas não foi bem isso que aconteceu.

Este é meu único CD inglês dos Beatles: Yellow Submarine!!1

Lindão!!!

As quatro faixas as quais me refiro foram gravadas em 1967: uma delas foi gravada para Sgt. Pepper’s e descartada para este disco; as demais foram gravadas depois do lançamento de Pepper’s e fazem parte da leva psicodélica da banda, do período compreendido entre 1966 e 1967.

Soundtrack, lançado em 1999... e lá se vão VINTE anos!!!...

Vamos às faixas!!!

YELLOW SUBMARINE

Música, como já disse, lançada em “Revolver”, em 1966. Deem uma olhadela na minha postagem dos 50 anos de “Revolver”.

Vinil original que vem na caixa estéreo, importada...

ONLY A NORTHERN SONG

Trata-se de uma contribuição de George para Sgt. Pepper’s, gravada em fevereiro de 1967, durante as gravações para aquele álbum.

É um sarcasmo de George com relação à Northern Songs Ltd., cuja empresa era onde as composições de Lennon/McCartney eram publicadas. Para esta empresa do grupo, George e Ringo eram minoritários, recebendo apenas o relativo a suas cotas das ações, isto é, 1,6%, enquanto Lennon e Paul recebiam 30% cada, já que eram os quase únicos compositores da banda. Para a Northern Songs, George era apenas um compositor contratado.

Também podemos olhar pelo ângulo de que como as músicas de George eram insistentemente rejeitadas pela dupla (com uma certa dose de razão, já que tinham um material muito superior ao de George, principalmente nos primeiros anos). 

Daí o sarcasmo e o “deixar de lado” de Pepper (que, realmente já estava suficiente).



ALL TOGETHER NOW

Esta foi escrita no estúdio, em maio de 1967, após a conclusão da gravação de Sgt. Pepper’s (abril de 1967).

A ideia de Paul era criar outra “yellow submarine”, mas acabou virando trilha sonora do filme.

John ficou satisfeito quando viu que as torcidas inglesas a cantavam nas arquibancadas.

É mais uma da leva psicodélica, cuja característica principal era o interesse pela inocência da infância, cujo teor Paul confirmou tê-lo tirado de músicas para crianças, mas disse também que, na época, estava brincando com o significado do título – all together now – que podia tanto ser um convite para que todos cantassem em uníssono quanto um slogan para a unidade mundial.

Eis aí, o importado da caixa estéreo...


HEY BULLDOG

Esta foi gravada na leva pós pepper e pré álbum branco, juntamente com Lady Madonna, em 11 de fevereiro de 1968.

Era uma letra inacabada de John, que sofreu contribuições de todos no estúdio.

O detalhe é que o buldogue, do título, não existia antes da letra. A letra original falava de uma rã, mas, para animar o grupo, Paul começou a latir no final da música. Por causa disso a canção foi rebatizada.

que tal ouvirmos um disquinho, hein?


IT’S ALL TOO MUCH

Gravada em maio de 1967, era, segundo George, sobre “as descobertas que apareceram de maneira pueril depois de algumas experiências com LSD e que foram posteriormente confirmadas na meditação”.

Através de imagens dos sóis prateados e do curso do tempo, a música tenta articular a sensação de identidade pessoal sendo engolida por uma força benigna.

Depois, George passou a ver a experiência com LSD como um “sinal e não como um destino”, por conta de seu envolvimento com as palestras na Índia e seu engajamento, até o fim de sua vida, com a cultura de Krishna.

ALL YOU NEED IS LOVE

Faixa que já recebeu uma blogagem especial. Deem uma olhadela por lá!

Bem, não vou contar como é o filme para ficar com gosto de “estreia” para aqueles que nunca o viram, mas trata-se de um trabalho psicodélico bem da época. Vale a pena assistir!!!

Em 1999, há vinte anos, portanto, foi relançado o CD (e, depois, o vinil) “Yellow Submarine Songtrack”, que traz as seis músicas do disco original e retira as músicas de George Martin (do lado “B”), incluindo outras nove músicas do filme original, todas devidamente remasterizadas, exaltando principalmente as partes vocais.

Vinil do soundtrack, que comprei em Liverpool... Boas lembranças de lá!!!


Coincidiu seu lançamento com o lançamento do DVD do filme.



Saudades de Liverpool...

As nove músicas adicionais são:

Eleanor Rigby; (“Revolver”)

Love You To; (“Revolver”)

Lucy in the Sky With Diamonds; (“Pepper”)

Think for Yourself; (“Rubber Soul”)

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band; (“Pepper”)

With a Little Help From My Friends; (“Pepper”)

Baby You’re a Rich Man; (lado “B” de “All You Need is Love”)

When I Sixty Four; (“Pepper”)

Nowhere Man (“Rubber Soul”).

Portanto, um “misto” de Rubber Soul, Revolver e Pepper.

DVD lançado em 1999... Encartes são um show à parte!!!



Muito bem. Trata-se de um disco que eu gosto muito, apesar de não gozar de muito prestígio e/ou conhecimento de sua existência por aí.



Meu quadro, que mandei fazer a partir de um anúncio de jornal, na ocasião do lançamento mundial do soundtrack, em 1999...

Semana que vem, vamos falar do show no telhado... Sim. Uma banda subiu num telhado e fez um show para o centro de Londres. Adivinhem qual banda é esta?


PS. Terminei o meu quadro de ferramentas... Saquem só!!! Realizei um antigo sonho, desde quando trabalhava vendendo peças de motos e ficava na oficina, dando uma de "fuçânico"!!!!

Mexânicos, preparem-se!!!!


Saudações Beatlemaníacas e Decacampeoníssimas!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário