domingo, 25 de junho de 2017

ALL YOU NEED IS LOVE: 50 ANOS DA 1ª TRANSMISSÃO VIA SATÉLITE!!!

Bom dia!

Hoje, 25 de junho de 2017, comemoramos os 50 anos da primeira transmissão ao vivo, via satélite, para vários países, da história da televisão.


E o que isso tem a ver com esse blog? TUDO!


No começo de 1967, os Beatles foram convidados pela BBC para participar deste evento, que se chamaria “Our World”: um programa de 125 minutos transmitido para 26 países, da Europa, Escandinávia, América do Norte, Central, Japão e Austrália. O Brasil ficou de fora, pois vivíamos sob uma ditadura e não interessa a nenhuma ditadura divulgar cultura para o povo, por razões óbvias.


Esse convite incluiu uma apresentação ao vivo para o mundo, com uma mensagem universal, de modo a que todos pudessem entendê-la facilmente.

as fotos dão bem a dimensão do clima de festa, da época!!!

John e Paul começaram  esboçá-la em maio de 1967, durante as gravações de Sgt. Peppers, trabalhando em canções diferentes, até que John, com All You Need is Love, veio com a mensagem captando e resumindo aquilo que estava no ar - e de todos os tempos, deveria estar: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA É AMOR.

os três, na entrada de Abbey Road, no estacionamento, antes da transmissão...

Debaixo do contexto da época – guerra do Vietnã, guerra fria, ditaduras sangrentas, a “geração do amor” organizava muitos protestos pela paz no mundo todo (onde se permitia fazê-lo, é claro!). “Era uma canção inspirada eles realmente queriam transmitir uma mensagem ao mundo”, disse Brian Epstien. “O bom dela é que não tem como ser mal interpretada. É uma mensagem clara dizendo que o amor é tudo”. Bem ao estilo de John, quando ele queria: simples, clara e objetiva.

Eric Clapton, último à direita e as garotas que acompanhavam a galera: Pattie Boyd, a esposa de Keith Moon, Marianne Faithfull, etc..

Essa canção nasceu com “The Word”, do Rubber Soul, em 1965, onde John fez os primeiros esboços de sua cruzada pela paz e pelo amor, fascinado pela força dos “slogans” da época. Em 1971, ele disse, perguntado se suas músicas tinham cunho político: “Sim. Sou um artista revolucionário. Minha arte é dedicada à mudança. ”.


Em 25 de junho de 1967 eles apresentaram a canção ao mundo, tal como a conhecemos. Cerca de 350 milhões de pessoas viram os Beatles apresentarem All You Need is Love. Parte dela fora gravada em 14 de junho e outra parte mixada e adicionada durante a transmissão, instantaneamente, no estúdio nº 1, de Abbey Road, de onde fora definitivamente gravada... e transmitida.

a maior dupla de compositores da história, na primeira transmissão ao vivo via satélite da história... fazendo história!!!






Bem, estivemos lá, no estúdio mais famoso do mundo... Saudades daqueles dias inesquecíveis!!!


Palco principal de gravação das minhas duas bandas favoritas: The Beatles e Pink Floyd!!!

Para tanto, criaram um clima festeiro (comum na época, exceto no que diz respeito às drogas, que ali não rolou), convidando amigos: Mick Jagger, sua namorada à época, Marianne Faithfulll, Eric Clapton, Keith Moon, Graham Nash e outros, para segurarem balões (o tema psicodélico também evocava isso: os balões, que remete à infância).


George Martin, sentindo esse clima de unidade internacional incluiu à introdução da música compassos de “La Marseillaise”, hino nacional francês, por conta mesmo da rivalidade dos dois países, e fechando com trechos de “in the Mood” (EUA), de um dos concertos de Brandenburgo (Alemanha) e de “Greensleeves (Inglaterra).


Trata-se, claro, do hino do “Verão do Amor” e de toda uma geração hippie, que já existia, e sobreviveu aos ataques do sistema durante os anos 1970.


O “single”, tal como o conhecemos, foi lançado somente em 7 de julho de 1967, com “Baby, You’re a Rich Man”, do lado “B”.


Por falar nela, “The Beautiful People” era um termo recorrente entre os hippies e pela contracultura, para designar as pessoas com quem conversavam e encontravam. Ver as coisas de forma positiva e elogiosa, por mais que se divergisse delas (do sistema) era uma das formas de os hippies passarem a sua mensagem de paz e de amor.

Jagger e John...

Keith Moon e sua esposa...

São Francisco foi a cidade que deu notoriedade a tudo isso, através da curiosidade crescente que o tema despertou na mídia da época. Não tanto pelo “movimento” em si, mas mais porque foi lá que os primeiros jornais “underground” da contracultura, os cartazes da arte psicodélica e os “happenings” para consumo de drogas surgiram, bem como as famosas “comunidades hippies”.

prédio dos escritórios e da loja da Apple, em Londres...  a arte psicodélica dentro do seio conservador inglês...


Hoje é um prédio comercial, na Baker Street, onde lá estive, também!!!

Apesar de os Beatles estarem por lá por três vezes, Paul foi o primeiro a visitar a região, numa sessão que fez com o Jefferson Airplane, banda local que gosto muuuuuito... aliás, uma das poucas bandas norte-americanas de que gosto. George, foi o segundo, numa visita em 7 de agosto de 1967, quando apareceu no distrito de Haight Ashbury, “point” hippie do local, porque, a irmã de sua esposa Pattie, Jenny, morava no local: “Você é nosso líder, George”, um hippie gritou quando George passou por uma das esquinas do local, acompanhado da cunhada, Pattie Boyd, Neil Aspinall e Derek Taylor: “Você sabe das coisas...”.



George ficou surpreso com a reação daqueles que entregavam flores, poemas, pôsteres e drogas a ele: “É você quem deveria estar se liderando”, respondeu ele ao hippie. “Vocês não devem seguir líderes – ou qualquer outro”. Chegando ao parque, George sentou na grama, ouviu a música de outras pessoas e depois cantou e tocou “Baby, You’re a Rich Man” para galera!
meu compacto, nacional, de 1967!!! Xodó!!!



Bem, nem preciso falar que esse é um dos meus discos favoritos. Eu o ouvia desde pequeno, porque minha irmã Elaine tinha o compacto original de “Magical Mystery Tour”, tema que será explorado em breve, por aqui.




É uma pena que eu não possa disponibilizar neste espaço o vídeo, porque a talzinha ridícula da herdeira manda tirar tudo o que diz respeito a vídeo do John da internet, exceto, claro, se pagarmos - E BEM - os direitos "autorais" para ela... a "desprendida"...

Fica a mensagem eterna de John, para todas as gerações!!!


ALL YOU NEED IS LOVE!!!!

Att!









Nenhum comentário:

Postar um comentário