Sgt. Peppers: 50 anos!!!
Boa tarde,
Hoje
vamos falar sobre a capa de Sgt. Peppers, que faz 50 anos no próximo dia 1º de
junho.
Um
disco que estava sendo super produzido, com tudo o que se imaginava fazer som e
barulho, com letras atuais (vamos falar delas, semana que vem) e que entrou
para a história merecia uma capa igualmente marcante. Para sempre.
De
início, vale ressaltar que é a primeira capa de disco da história que traz as
letras das músicas que ali contém. E, claro, forma e fundo teriam que estar
presentes neste disco, cujo projeto inicial era produzir um disco homônimo,
conceitual – quando as músicas e os encartes (de dentro, a capa e a contracapa)
tem relação entre si, isto é, tem-se um a ideia e a partir dela todo o disco é
desenvolvido em cima dela.
Este
conceito seria “as canções do norte (da Inglaterra)”, nos dizeres de Paul.
Quando Revolver ficou para trás e deu as bases para Pepper, os Beatles estavam
mais propensos a escrever e compor coisas que remetessem às questões de suas
infâncias. Strawberry Fields e Penny Lane, as duas primeiras canções compostas
para o disco atingem esse objetivo. Esta ideia de “infância”, sonhos surreais,
etc., guardam relação com o psicodelismo – que preconizava, nas viagens de LSD
esta volta à infância e seus sonhos. Daí a questão das canções do norte da
Inglaterra, já que Liverpool fica geograficamente por lá e, tanto Londres como
o sul da Inglaterra tem costumes e linguajares, sotaques diferentes do norte.
Mas
essa ideia de unidade caiu por terra, porque Paul, o grande mentor do disco,
não conseguiu casar isso com a questão do “Clube da Banda dos Corações
Solitários do Sargento Pimenta”, isto é, a fuga da fama e do sucesso – “Vamos
deixar de ser nós mesmos”, disse Paul - escondendo a banda por detrás de uma
figura fictícia... seus alter egos...
Bem,
deixemos de lado um pouco isso porque falaremos na próxima blogagem, sobre as
músicas e vamos falar sobre a capa mais famosa da história.
A ideia da capa surgiu de Paul – pra
variar, depois que ele deu o título do disco (inspirado nos nomes das bandas e
das músicas da época, como Quicksilver Massager Service, Jefferson Airplane,
Big Brother and the Holding Company etc). Robert Fraser, seu amigo,
forneceu-lhe algumas ideias, além de indicar as pessoas certas que estariam nos
bastidores para a produção da capa: Peter Blake e sua esposa, Jann Haworth, e
Michael Cooper.
Paul desenhou em um
pedaço de papel uma multidão em uma praça para assistirem Sgt. Pepper e sua
banda receberem do prefeito um troféu.
Foi com essa ideia que ele procurou Fraser e que o levou à Blake, um dos artistas fundadores do movimento Pop Art. Peter então fez o seu desenho, mudando ligeiramente o conceito inicial, que iria mudar mais até se tornar a capa atual. Nessa primeira reunião entre Blake, Fraser e McCartney, deu-se a ideia da banda escolher a galeria de pessoas a serem representadas na capa. Paul então levou a proposta aos demais Beatles, sugerindo que todos relacionassem nomes de pessoas que admiram e que gostariam de ver na capa.
Então, a
concepção da capa ficou com Blake e Haworth; a direção de arte com Fraser e a
fotografia com Michael Cooper.
ORIGEM DA IDEIA DE BLAKE
Blake teve inspiração na
Idade Média, séc. XVI, na obra O Enterro do Conde de Orgaz, de
autoria do pintor, escultor e arquiteto grego Doménikos Theotokópoulos. Pintada
em 1586, a obra foi uma encomenda de Dom Andrés Núñez de Madrid em homenagem ao
Senhor de Orgaz, Gonzalo Ruiz de Toledo, um dos maiores benfeitores da paróquia
de Santo Tomé, na Espanha. O quadro foi concebido para ficar na capela onde se
localiza o túmulo do Senhor de Orgaz e até hoje permanece no mesmo local – a
capela de Nossa Senhora da Concepção, na Igreja de Santo Tomé, em Toledo, na
Espanha.
Não se pode provar que Blake se inspirou conscientemente em O Enterro do Conde de Orgaz para conceber a capa de Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band, mas é correto supor que, ainda que inconscientemente, Peter Blake tenha encontrado uma referência na obra de El Greco, já que a pintura era largamente conhecida em todo o mundo em 1967.
De
certa forma, ambas composições tem o mesmo conceito: uma cena central sendo
observada por personalidades. Na obra de El Greco estão presentes personagens
como Santo Estevão, Santo Agostinho, monges e sacerdotes, dispostos em
fileiras, uns sobrepondo os outros, exatamente da mesma maneira que Blake faria
quatro séculos depois. Como curiosidade, vale citar que O Enterro do Conde
de Orgaz sofreu poucos reparos ao longo dos séculos. Em 1672 a obra teve a
sua primeira limpeza e em 1975 sofreu uma grande restauração.
Não se pode provar que Blake se inspirou conscientemente em O Enterro do Conde de Orgaz para conceber a capa de Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band, mas é correto supor que, ainda que inconscientemente, Peter Blake tenha encontrado uma referência na obra de El Greco, já que a pintura era largamente conhecida em todo o mundo em 1967.
O local em que está localizada é aberto para visitação, então, se
você estiver dando uma volta por Toledo, vale a pena dar uma passada pela
Igreja de Santo Tomé e conferir, ao vivo, uma das pinturas mais famosas da
história e que serviu, mesmo de maneira inconsciente, como inspiração para uma
das imagens mais emblemáticas do século XX.
Falando em “conferir ao
vivo” a ideia da imagem associada à música – presente na capa – veio, claro, da
nascente psicodelia londrina, da qual já falamos por aqui. Paul, nesta ideia,
vai um pouco mais longe, agregando amplos setores da sociedade – música,
cinema, literatura, filosofia, política, amigos -, dando-nos a ideia de que
todos fossem levados para dentro do universo do disco, junto com a banda do
clube... talvez seja a capa mais democrática da história!
SESSÃO
DE FOTOS
“Tivemos uma reunião inicial com todos
os quatro Beatles, Frase e Brian Epstein. A maior parte da conversa foi feita
com Paul, em sua casa e com John, às vezes”, relata Blake.
Então, em
30 de março de 1967 todos foram ao estúdio de Cooper, na 4 Chelsea Manor
Studios, 1-11 Flood Street. Cooper montou seu estúdio ali em julho de 1966. Os
Beatles chegaram no fim da tarde, às 18h. O projeto de Peter Blake e sua esposa
Jann Haworth tinha sido montado no estúdio durante os últimos oito dias. Cooper
também produziu a contracapa e os encartes internos.
Depois da
sessão de fotos, os Beatles voltaram para o estúdio Abbey Road, às 23h (sim,
porque, como já dissemos, eles viraram notívagos nesse tempo) e ficaram
gravando overdubs para a música With A Little Help From My Friends, onde
gravaram a introdução “Billy Shears”, até às 7h30min da manhã do dia 31 de
março.
Blake, Paul e Cooper. |
Fraser, "quebrando a cabeça" no início dos trabalhos... |
O trabalho de colagem deixaria a foto famosa mais tarde, já com
todos os elementos.
QUEM É QUEM NA CAPA
Paul pegou
a lista e os esboços de Peter Blake, que desenvolveu o conceito mais tarde.
Outros nomes foram acrescentados e outros caíram no esquecimento. Jesus e
Hitler estavam entre as escolhas de John Lennon, mas eles ficaram de fora da
lista final. Gandhi, por sua vez, não foi permitido pela Sir Joseph Lockwood, o
chefe da EMI, pois temia que eles tivessem problemas com a capa impressa
na Índia, bem como Hitler, por razões óbvias...
O rosto do ator mexicano Germán Valdés “Tin Tan”(irmão do também
consagrado ator Ramón Valdés, o Seu Madruga do seriado Chaves) aparecia na capa, mas ele
não autorizou sua exibição na última hora, enviando em seu lugar uma árvore da
vida de Metepec (planta tradicional mexicana) que aparece em um canto.
Algumas pessoas não dá pra ver, como Einstein,
bloqueado pelo ombro de John e a atriz Bette Davis, atrás de George!
O ator Leo Gorcev condicionou o uso de sua
imagem a um cachê de “apenas” 400 libras (uma fortuna, na época)... Tadinho...
da parte de quem, mesmo?...
Outra que quase pagou mico foi a atriz e
escritora Mae West: a princípio não gostou de ser associada à ideia do nome do
disco; entretanto, mudou de ideia rapidinho, depois que os quatro
escreveram-lhe cartas, implorando sua autorização..
Um pouco da sessão de fotos, da contracapa e do encarte |
Foram
57 fotografias em papelão e 9 bonecos de cera, (tendo os Beatles à frente em
seus indefectíveis uniformes coloridos, como que capitaneando a pequena
multidão de notáveis).
Na época havia um boato de que Paul havia morrido em um acidente automobilístico e todo mundo achava que havia um sósia dele em Sgt. Pepper: essa foi a primeira “polêmcia” criada pela capa: uma mensagem oculta sobre sua na parte inferior parece haver uma tumba adornada com flores e um contrabaixo também feito de flores com apenas três cordas... Na verdade os Beatles andavam “sumidos”, mesmo, pelas razões que já colocamos neste blog...
Na época havia um boato de que Paul havia morrido em um acidente automobilístico e todo mundo achava que havia um sósia dele em Sgt. Pepper: essa foi a primeira “polêmcia” criada pela capa: uma mensagem oculta sobre sua na parte inferior parece haver uma tumba adornada com flores e um contrabaixo também feito de flores com apenas três cordas... Na verdade os Beatles andavam “sumidos”, mesmo, pelas razões que já colocamos neste blog...
Paul teve a deia, originariamente, da banda
vestida com uniformes lembrando o Exército da Salvação. Mas os outro três não
gostaram e acharam melhor confeccionar um uniforme
próprio. Eles fdoram feitos na Burman’s, do alfaiate Maurice
Burman, que normalmente fazia material militar para filmes épicos. O uniforme
da banda de Sgt. Pepper é um somatório de vários estilos de uniformes ingleses
em períodos diferentes da história, de forma – claro! - satirizada. Cada Beatle
escolheu uma cor, optando sempre por cores fortes. A intenção era confrontar o
raciocínio tradicional de que uma tropa tem que ser vestida igual, de uma
só forma. Uma banda militar eduardiana, satirizada, transportada para a era
psicodélica.
CONFIRA NA TABELA E NA LISTA ABAIXO!
01. Sri
Yukteswar Giri (guru indiano)
02. Aleister Crowley (mágico)
03. Mae West (atriz)
04. Lenny Bruce (comediante)
05. Karlheinz Stockhausen (compositor)
06. William Claude Fields (ator)
07. Carl Gustav Jung (psicanalista)
08. Edgar Allen Poe (escritor)
09. Fred Astair (ator)
10. Richard Merkin (artista)
11. Desenho de uma garota (The Varga Girl)
12. Leo Gorcey (ator) (retirado da capa porque cobrou para usar sua imagem)
13. Huntz Hall (um dos Bowery Boys)
14. Simon Rodia (artista)
15. Bob Dylan (músico)
16. Aubrey Beardsley (ilustrador)
17. Sir Robert Peel (político)
18. Aldous Huxley (escritor)
19. Dylan Thomas (poeta)
20. Terry Southern (escritor)
21. Dion (di Mucci) (cantor)
22. Tony Curtis (ator)
23. Wallace Berman (artista)
24. Tommy Handley (comediante)
25. Marylin Monroe (atriz)
26. William Burroughs (cantor)
27. Sri Mahavatara Babji (guru indiano)
28. Stan Laurel (comediante)
29. Richard Lindner (artista)
30. Oliver Hardy (comediante)
31. Karl Marx (filósofo socialista)
32. Herbert George Wells (escritor)
33. Sri Paramahansa Yogananda (guru indiano)
34. Anônima (manequim de cabelereira)
02. Aleister Crowley (mágico)
03. Mae West (atriz)
04. Lenny Bruce (comediante)
05. Karlheinz Stockhausen (compositor)
06. William Claude Fields (ator)
07. Carl Gustav Jung (psicanalista)
08. Edgar Allen Poe (escritor)
09. Fred Astair (ator)
10. Richard Merkin (artista)
11. Desenho de uma garota (The Varga Girl)
12. Leo Gorcey (ator) (retirado da capa porque cobrou para usar sua imagem)
13. Huntz Hall (um dos Bowery Boys)
14. Simon Rodia (artista)
15. Bob Dylan (músico)
16. Aubrey Beardsley (ilustrador)
17. Sir Robert Peel (político)
18. Aldous Huxley (escritor)
19. Dylan Thomas (poeta)
20. Terry Southern (escritor)
21. Dion (di Mucci) (cantor)
22. Tony Curtis (ator)
23. Wallace Berman (artista)
24. Tommy Handley (comediante)
25. Marylin Monroe (atriz)
26. William Burroughs (cantor)
27. Sri Mahavatara Babji (guru indiano)
28. Stan Laurel (comediante)
29. Richard Lindner (artista)
30. Oliver Hardy (comediante)
31. Karl Marx (filósofo socialista)
32. Herbert George Wells (escritor)
33. Sri Paramahansa Yogananda (guru indiano)
34. Anônima (manequim de cabelereira)
35. Stuart
Sutcliffe (Ex-integrante dos Beatles)
36. Anônima (manequim de cabelereira)
37. Max Miller (comediante)
38. The Petty Girl (do artista George Petty)
39. Marlon Brando (ator)
40. Tom Mix (ator)
41. Oscar Wilde (escritor)
42. Tyrone Power (ator)
43. Larry Bell (pintor)
44. Dr. David Livingstone (explorador)
45. Johnny Weismueller (ator)
46. Stephen Crane (escritor)
47. Issy Bonn (comediante)
48. George Bernard Shaw (escritor)
36. Anônima (manequim de cabelereira)
37. Max Miller (comediante)
38. The Petty Girl (do artista George Petty)
39. Marlon Brando (ator)
40. Tom Mix (ator)
41. Oscar Wilde (escritor)
42. Tyrone Power (ator)
43. Larry Bell (pintor)
44. Dr. David Livingstone (explorador)
45. Johnny Weismueller (ator)
46. Stephen Crane (escritor)
47. Issy Bonn (comediante)
48. George Bernard Shaw (escritor)
49. Horace
Clifford Westermann (escultor)
50. Albert Stubbins (jogador de futebol)
51. Sri Lahiri Mahasaya (guru)
52. Lewis Carroll (escritor)
53. Thomas Edward Lawrence (Lawrence da Arábia - escritor)
54. Sonny Listen (boxeador)
55. The Petty Girl (do artista George Petty)
56. Estátua de cera de George Harrison
57. Estátua de cera de John Lennon
58. Shirley Temple (atriz infantil)
59. Estátua de cera de Ringo Starr
60. Estátua de cera de Paul McCartney
61. Albert Einstein (físico)
62. John Lennon (segurando uma trompa)
63. Ringo Starr (segurando uma trombeta)
64. Paul McCartney
65. George Harrison (segurando uma flauta)
66. Bobby Breen (cantor)
67. Marlene Dietrich (atriz)
68. Ghandi (líder indiano, retirado da capa a pedido da EMI)
69. Legionário da ordem dos búfalos
70. Diana Dors (atriz)
71. Shirley Temple (atriz infantil)
72. Figura de Jann Haworth
73. Boneca da atriz infantil Shirley Temple
74. Castiçal mexicano
50. Albert Stubbins (jogador de futebol)
51. Sri Lahiri Mahasaya (guru)
52. Lewis Carroll (escritor)
53. Thomas Edward Lawrence (Lawrence da Arábia - escritor)
54. Sonny Listen (boxeador)
55. The Petty Girl (do artista George Petty)
56. Estátua de cera de George Harrison
57. Estátua de cera de John Lennon
58. Shirley Temple (atriz infantil)
59. Estátua de cera de Ringo Starr
60. Estátua de cera de Paul McCartney
61. Albert Einstein (físico)
62. John Lennon (segurando uma trompa)
63. Ringo Starr (segurando uma trombeta)
64. Paul McCartney
65. George Harrison (segurando uma flauta)
66. Bobby Breen (cantor)
67. Marlene Dietrich (atriz)
68. Ghandi (líder indiano, retirado da capa a pedido da EMI)
69. Legionário da ordem dos búfalos
70. Diana Dors (atriz)
71. Shirley Temple (atriz infantil)
72. Figura de Jann Haworth
73. Boneca da atriz infantil Shirley Temple
74. Castiçal mexicano
75. Aparelho
de televisão
76. Figura de pedra de uma menina
77. Figura de pedra
78. Estátua (que era da casa de John Lennon)
79. Troféu
80. Boneca indiana
81. Capa da bateria do Sgt. Peppers (projetada por Joe Ephgrave)
82. Hooka (para fumar tabaco)
83. Cobra de veludo
84. Figura de pedra japonesa
85. Figura de pedra da Branca de Neve
86. Gnomo de Jardim
87. Tuba
76. Figura de pedra de uma menina
77. Figura de pedra
78. Estátua (que era da casa de John Lennon)
79. Troféu
80. Boneca indiana
81. Capa da bateria do Sgt. Peppers (projetada por Joe Ephgrave)
82. Hooka (para fumar tabaco)
83. Cobra de veludo
84. Figura de pedra japonesa
85. Figura de pedra da Branca de Neve
86. Gnomo de Jardim
87. Tuba
QUEM ESCOLHEU AS FIGURAS?
John: algumas das escolhas de John
foram apenas para provocar, mesmo. Entre elas, podemos citar Adolf Hitler
e o Marquês de Sade, os dois últimos jamais chegando à arte final. Brigitte
Bardot, Lord Buckley, James Joyce e Friedrich Nietzsche também acabariam de fora.
Os homenageados presentes são Lenny Bruce, Aleister Crowley, Dylan Thomas,
Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e Lewis Carroll.
George: a sua lista só incluiu gurus indianos: Sri Mahavatara Babaji,
Sri Yukteswar Giri, Sri Lahiri Mahasaya e Paramahansa Yogananda.
Ringo: Ringo não se interessou em escolher ninguém para o mural,
porém apoiou as escolhas feitas pelos demais, refletindo sua posição e seu
estado, na banda, à época, que já comentamos por aqui.
Paul: embora nem todos de sua lista de homenageados acabassem na
arte final, Paul relacionou suas opções como sendo William Burroughs, Robert
Pell, Karlheinz Stockhausen, Aldous Hexley, H.G. Wells, Albert Einstein, Carl
Jung, Aubrey Beardsley, Alfred Jarry, Tom Mix, Johnny Weissmuller, Rene
Magritte, Tyrone Power, Karl Marx, Richmal Crompton, Dick Barton, Tommy
Handley, Albert Stubbins e Fred Astaire.
Peter Blake e Jane Haworth: o casal de artistas contribuiu com a presença de W.C. Fields,
Tony Curtis, Dion DiMucci, Bobby Breen, Shirley Temple, Sonny Liston, Johnny
Weissmuller e H.C. Westerman.
Robert
Fraser: Terry Southern, Wally Berman e
Richard Lindner.
ENCARTE
O disco
veio com um encarte para os fãs mergulharem na ideia do disco: uma folha de
recortes de papelão criada por Blake e Haworth com um retrato em tamanho de
postal de Sgt. Pepper baseado em uma estátua da casa de John que foi usada na
capa principal, um bigode falso, dois conjuntos de insígnias de sargento,
dois emblemas de lapela e um modelo para recortar dos Beatles em seus uniformes
de cetim. Foi também uma sacada inovadora.
Outra ideia surgida foi incluir um envelope com diversos
decalques autocolantes e tatuagens que colassem na pele com uma lambida.
Elementos que remeteriam à infância, quando essas coisas eram dadas na
compra de um chiclete ou revista em quadrinhos. Mas a gravadora EMI reclamou
muito da despesa extra e da impraticabilidade de toda a ideia, de um disco já
por demais caro, para época, para ser produzido.
É,
sem sombra de dúvida, a capa mais famosa e parodiada da história do rock.
Fiquem
com Deus... voltaremos, após, para falarmos das músicas, uma por uma.
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