Boa Noite a todos,
Dando seqüência a nossa conversa,
o terceiro single lançado pelos Beatles chama-se “FROM ME TO YOU/THANK YOU
GIRL”, lançado em 11 de abril de 1963, pela EMI e foi mais um PETARDO nas
paradas de sucesso no Reino Unido. Esperaram apenas 3 meses, após o sucesso
estrondoso de “Please pease me/Ask me why” e a Beatlemania tomava conta da
Inglaterra.
“From me to you” foi escrita no
dia 28 de fevereiro de 1963 e vinha da coluna de cartas do NME, como “From you
to us”. Foi a primeira e uma das poucas composições em que Paul e John fizeram
em conjunto, do início ao fim.
Nos primeiros anos de composição,
cada qual vinha com a sua música já praticamente pronta e, vez ou outra, essa
composição recebia contribuições dos outros membros da banda, fato esse que foi
fundamental para a construção das músicas dos Beatles porque, ao mesmo tempo em
que compunham e faziam enorme sucesso, este mesmo sucesso atrapalhava cada vez
mais o processo de construção destas mesmas músicas, principalmente a PRESSÃO
que sofriam para construir, digamos, NOVOS “NUMBER ONE’S” nas paradas. (Sim, os
Beatles também eram pressionados a fazer sucesso...).
Outro fato importante também para
a composição é que, para tornarem-se famosos e conhecidos, eles excursionavam
muito. Saíram do Cavern Club, em Liverpool, onde havia um público mais
adolescente, na hora do almoço, para, de repente, tocarem em Hamburgo, na
Alemanha, onde se deparavam com um público mais “sério”, isto é, executivos
alemães, em sua maioria. Portanto, realmente não tinham tanto tempo disponível
para compor as canções, em conjunto, como sempre se imaginou, quando lemos
abaixo das inscrições das músicas, nos LP’S: “Lennon-Mc Cartney”. Aliás, no
começo, era mesmo “Mc Cartney-Lennon”, mas John achou que “Lennon-Mc Cartney”
soava melhor (segundo disse Paul). E assim ficou para a história.
A primeira execução pública desta
música e de seu lado B deu-se um dia após ser composta pela dupla, no “Odeon
Cinema” em Southport, Lancashire, onde se apresentaram. Lá tocaram “From me to
you” para o pai de Paul, que estava assistindo ao show e pediram a opinião dele
sobre ela. Ele aquiesceu, para alívio dos quatro, que tinham uma enorme
preocupação quanto à assimilação pelos fãs, já que vinham de um enorme sucesso,
no single precedente.
Gravada, então, cinco dias após a
composição, ficou fácil, como disse John, para eles conseguirem o que queriam,
pois, segundo ele, “...tínhamos decidido não fazer nada muito complicado. Acho
que é por isso que muitas vezes temos as palavras ‘you’ e ‘me’ nos títulos das
músicas. É o tipo de coisa que ajuda os ouvintes a se identificarem com a
letra. Achamos isso muito importante. Os fãs gostam de sentir que fizeram parte
do que está sendo feito pelos artistas”.
Detalhe: quase a música não foi gravada,
porque eles acharam que ela ficou muito “bluesy” (uma variante de blues), “... mas
George Martin adicionou a gaita e ficou tudo ótimo”, disse Paul.
Abril de 1963: “From me to you”
arrebentou com as paradas britânicas e selou definitivamente a Beatlemania, não
apenas “para inglês ver...” Mas, lançada com o selo “Vee Jay”, nos EUA, não
passou do quadragésimo lugar (porque a subsidiária da EMI por lá, a Capitol
Records recusava-se a lançar os Beatles no país dos ianques). Aliás, esses
singles dos Beatles com o selo da “Vee Jay” também são raríssimos.
Ao mesmo tempo em que isso
acontecia, os Beatles iam, também, revolucionando o mercado fonográfico.
Explico: os singles lançados, àquela época, apenas traziam o lado A com a música
com mais potencial de sucesso e o lado B ficava relegado àquelas músicas que
praticamente serviam mesmo para “tampar buraco” (OU LADO!!!).
Com os Beatles, entretanto, foi
diferente. Todas as músicas que eles compunham ganhavam relevância e o lado B
de seus singles, a despeito de serem “puxados” pelo sucesso do lado A também
faziam enorme sucesso. Mais um paradigma mudado pelos rapazes de Liverpool.
“Thank you girl” era para chamar-se,
originariamente, “Thank you little girl” e foi escrita no bojo de “Please
please me” e “From me to you”. John disse o seguinte, a respeito dela, em 1971:
“só uma canção boba que fizemos nas coxas”, e, em 1980 “uma das nossas
tentativas de escrever um single, que não funcionou”. Paul, no mesmo diapasão: “Uma
canção sem valor... apenas valendo pelo exercício...”.
Mas é muito bonita, e vale a pena
escutar. Sempre.
Ah, na próxima blogagem falaremos
sobre o show de ARNALDO BAPTISTA, no Teatro Municipal de São Paulo, na VIRADA CULTURAL. Aguardem!!!
FROM ME TO YOU/THANK YOU GIRL
11 de abril de 1963 - U.K.
Até breve,
Alex.
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