domingo, 21 de maio de 2017

A CAPA MAIS FAMOSA DA HISTÓRIA, DO MAIOR DISCO DA HISTÓRIA, DA MAIOR BANDA DA HISTÓRIA!!!!

Sgt. Peppers: 50 anos!!!

Boa tarde,

Hoje vamos falar sobre a capa de Sgt. Peppers, que faz 50 anos no próximo dia 1º de junho.



Um disco que estava sendo super produzido, com tudo o que se imaginava fazer som e barulho, com letras atuais (vamos falar delas, semana que vem) e que entrou para a história merecia uma capa igualmente marcante. Para sempre.






De início, vale ressaltar que é a primeira capa de disco da história que traz as letras das músicas que ali contém. E, claro, forma e fundo teriam que estar presentes neste disco, cujo projeto inicial era produzir um disco homônimo, conceitual – quando as músicas e os encartes (de dentro, a capa e a contracapa) tem relação entre si, isto é, tem-se um a ideia e a partir dela todo o disco é desenvolvido em cima dela.

Este conceito seria “as canções do norte (da Inglaterra)”, nos dizeres de Paul. Quando Revolver ficou para trás e deu as bases para Pepper, os Beatles estavam mais propensos a escrever e compor coisas que remetessem às questões de suas infâncias. Strawberry Fields e Penny Lane, as duas primeiras canções compostas para o disco atingem esse objetivo. Esta ideia de “infância”, sonhos surreais, etc., guardam relação com o psicodelismo – que preconizava, nas viagens de LSD esta volta à infância e seus sonhos. Daí a questão das canções do norte da Inglaterra, já que Liverpool fica geograficamente por lá e, tanto Londres como o sul da Inglaterra tem costumes e linguajares, sotaques diferentes do norte.






Mas essa ideia de unidade caiu por terra, porque Paul, o grande mentor do disco, não conseguiu casar isso com a questão do “Clube da Banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta”, isto é, a fuga da fama e do sucesso – “Vamos deixar de ser nós mesmos”, disse Paul - escondendo a banda por detrás de uma figura fictícia... seus alter egos...  

Bem, deixemos de lado um pouco isso porque falaremos na próxima blogagem, sobre as músicas e vamos falar sobre a capa mais famosa da história.






A ideia da capa surgiu de Paul – pra variar, depois que ele deu o título do disco (inspirado nos nomes das bandas e das músicas da época, como Quicksilver Massager Service, Jefferson Airplane, Big Brother and the Holding Company etc). Robert Fraser, seu amigo, forneceu-lhe algumas ideias, além de indicar as pessoas certas que estariam nos bastidores para a produção da capa: Peter Blake e sua esposa, Jann Haworth, e Michael Cooper. 


Paul desenhou em um pedaço de papel uma multidão em uma praça para assistirem Sgt. Pepper e sua banda receberem do prefeito um troféu. 


Foi com essa ideia que ele procurou Fraser e que o levou à Blake, um dos artistas fundadores do movimento Pop Art. Peter então fez o seu desenho, mudando ligeiramente o conceito inicial, que iria mudar mais até se tornar a capa atual. Nessa primeira reunião entre Blake, Fraser e McCartney, deu-se a ideia da banda escolher a galeria de pessoas a serem representadas na capa. Paul então levou a proposta aos demais Beatles, sugerindo que todos relacionassem nomes de pessoas que admiram e que gostariam de ver na capa.









Então, a concepção da capa ficou com Blake e Haworth; a direção de arte com Fraser e a fotografia com Michael Cooper.
ORIGEM DA IDEIA DE BLAKE
Blake teve inspiração na Idade Média, séc. XVI, na obra O Enterro do Conde de Orgaz, de autoria do pintor, escultor e arquiteto grego Doménikos Theotokópoulos. Pintada em 1586, a obra foi uma encomenda de Dom Andrés Núñez de Madrid em homenagem ao Senhor de Orgaz, Gonzalo Ruiz de Toledo, um dos maiores benfeitores da paróquia de Santo Tomé, na Espanha. O quadro foi concebido para ficar na capela onde se localiza o túmulo do Senhor de Orgaz e até hoje permanece no mesmo local – a capela de Nossa Senhora da Concepção, na Igreja de Santo Tomé, em Toledo, na Espanha. 


Não se pode provar que Blake se inspirou conscientemente em O Enterro do Conde de Orgaz para conceber a capa de Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band, mas é correto supor que, ainda que inconscientemente, Peter Blake tenha encontrado uma referência na obra de El Greco, já que a pintura era largamente conhecida em todo o mundo em 1967. 


De certa forma, ambas composições tem o mesmo conceito: uma cena central sendo observada por personalidades. Na obra de El Greco estão presentes personagens como Santo Estevão, Santo Agostinho, monges e sacerdotes, dispostos em fileiras, uns sobrepondo os outros, exatamente da mesma maneira que Blake faria quatro séculos depois. Como curiosidade, vale citar que O Enterro do Conde de Orgaz sofreu poucos reparos ao longo dos séculos. Em 1672 a obra teve a sua primeira limpeza e em 1975 sofreu uma grande restauração. 









O local em que está localizada é aberto para visitação, então, se você estiver dando uma volta por Toledo, vale a pena dar uma passada pela Igreja de Santo Tomé e conferir, ao vivo, uma das pinturas mais famosas da história e que serviu, mesmo de maneira inconsciente, como inspiração para uma das imagens mais emblemáticas do século XX.

Falando em “conferir ao vivo” a ideia da imagem associada à música – presente na capa – veio, claro, da nascente psicodelia londrina, da qual já falamos por aqui. Paul, nesta ideia, vai um pouco mais longe, agregando amplos setores da sociedade – música, cinema, literatura, filosofia, política, amigos -, dando-nos a ideia de que todos fossem levados para dentro do universo do disco, junto com a banda do clube... talvez seja a capa mais democrática da história!
SESSÃO DE FOTOS
“Tivemos uma reunião inicial com todos os quatro Beatles, Frase e Brian Epstein. A maior parte da conversa foi feita com Paul, em sua casa e com John, às vezes”, relata Blake.
Então, em 30 de março de 1967 todos foram ao estúdio de Cooper, na 4 Chelsea Manor Studios, 1-11 Flood Street. Cooper montou seu estúdio ali em julho de 1966. Os Beatles chegaram no fim da tarde, às 18h. O projeto de Peter Blake e sua esposa Jann Haworth tinha sido montado no estúdio durante os últimos oito dias. Cooper também produziu a contracapa e os encartes internos.







Depois da sessão de fotos, os Beatles voltaram para o estúdio Abbey Road, às 23h (sim, porque, como já dissemos, eles viraram notívagos nesse tempo) e ficaram gravando overdubs para a música With A Little Help From My Friends, onde gravaram a introdução “Billy Shears”, até às 7h30min da manhã do dia 31 de março.





Blake, Paul e Cooper.








Fraser, "quebrando a cabeça" no início dos trabalhos...

O trabalho de colagem deixaria a foto famosa mais tarde, já com todos os elementos.


QUEM É QUEM NA CAPA


Paul pegou a lista e os esboços de Peter Blake, que desenvolveu o conceito mais tarde. Outros nomes foram acrescentados e outros caíram no esquecimento. Jesus e Hitler estavam entre as escolhas de John Lennon, mas eles ficaram de fora da lista final. Gandhi, por sua vez, não foi permitido pela Sir Joseph Lockwood, o chefe da EMI, pois temia que eles tivessem problemas com a capa impressa na Índia, bem como Hitler, por razões óbvias...

O rosto do ator mexicano Germán Valdés “Tin Tan”(irmão do também consagrado ator Ramón Valdés, o Seu Madruga do seriado Chaves) aparecia na capa, mas ele não autorizou sua exibição na última hora, enviando em seu lugar uma árvore da vida de Metepec (planta tradicional mexicana) que aparece em um canto.

Algumas pessoas não dá pra ver, como Einstein, bloqueado pelo ombro de John e a atriz Bette Davis, atrás de George!

O ator Leo Gorcev condicionou o uso de sua imagem a um cachê de “apenas” 400 libras (uma fortuna, na época)... Tadinho... da parte de quem, mesmo?...

Outra que quase pagou mico foi a atriz e escritora Mae West: a princípio não gostou de ser associada à ideia do nome do disco; entretanto, mudou de ideia rapidinho, depois que os quatro escreveram-lhe cartas, implorando sua autorização..





Um pouco da sessão de fotos, da contracapa e do encarte



Foram 57 fotografias em papelão e 9 bonecos de cera, (tendo os Beatles à frente em seus indefectíveis uniformes coloridos, como que capitaneando a pequena multidão de notáveis).

Na época havia um boato de que Paul havia morrido em um acidente automobilístico e todo mundo achava que havia um sósia dele em Sgt. Pepper: essa foi a primeira “polêmcia” criada pela capa: uma mensagem oculta sobre sua na parte inferior parece haver uma tumba adornada com flores e um contrabaixo também feito de flores com apenas três cordas... Na verdade os Beatles andavam “sumidos”, mesmo, pelas razões que já colocamos neste blog...






Paul teve a deia, originariamente, da banda vestida com uniformes lembrando o Exército da Salvação. Mas os outro três não gostaram e acharam melhor confeccionar um uniforme próprio. Eles fdoram feitos na Burman’s, do alfaiate Maurice Burman, que normalmente fazia material militar para filmes épicos. O uniforme da banda de Sgt. Pepper é um somatório de vários estilos de uniformes ingleses em períodos diferentes da história, de forma – claro! - satirizada. Cada Beatle escolheu uma cor, optando sempre por cores fortes. A intenção era confrontar o raciocínio tradicional de que uma tropa tem que ser vestida igual, de uma só forma. Uma banda militar eduardiana, satirizada, transportada para a era psicodélica.


CONFIRA NA TABELA E NA LISTA ABAIXO!







01. Sri Yukteswar Giri (guru indiano)
02. 
Aleister Crowley (mágico)
03. Mae West (atriz)
04. Lenny Bruce (comediante)
05. Karlheinz Stockhausen (compositor)
06. William Claude Fields (ator)
07. Carl Gustav Jung (psicanalista)
08. Edgar Allen Poe (escritor)
09. Fred Astair (ator)
10. Richard Merkin (artista)
11. 
Desenho de uma garota (The Varga Girl)
12. Leo Gorcey (ator) (retirado da capa porque cobrou para usar sua imagem)
13. Huntz Hall (um dos Bowery Boys)
14. Simon Rodia (artista)
15. Bob Dylan (músico)
16. Aubrey Beardsley (ilustrador)
17. Sir Robert Peel (político)
18. Aldous Huxley (escritor)
19. 
Dylan Thomas (poeta)
20. Terry Southern (escritor)
21. Dion (di Mucci) (cantor)
22. Tony Curtis (ator)
23. Wallace Berman (artista)
24. Tommy Handley (comediante)
25. Marylin Monroe (atriz)
26. William Burroughs (cantor)
27. Sri Mahavatara Babji (guru indiano)
28. Stan Laurel (comediante)
29. Richard Lindner (artista)
30. Oliver Hardy (comediante)
31. Karl Marx (filósofo socialista)
32. 
Herbert George Wells (escritor)
33. Sri Paramahansa Yogananda (guru indiano)
34. Anônima (manequim de cabelereira)
35. Stuart Sutcliffe (Ex-integrante dos Beatles)
36. Anônima (manequim de cabelereira)
37. Max Miller (comediante)
38. 
The Petty Girl (do artista George Petty)
39. Marlon Brando (ator)
40. Tom Mix (ator)
41. Oscar Wilde (escritor)
42. Tyrone Power (ator)
43. Larry Bell (pintor)
44. Dr. David Livingstone (explorador)
45. Johnny Weismueller (ator)
46. Stephen Crane (escritor)
47. 
Issy Bonn (comediante)
48. George Bernard Shaw (escritor) 
49. Horace Clifford Westermann (escultor)
50. Albert Stubbins (jogador de futebol)
51. 
Sri Lahiri Mahasaya (guru)
52. Lewis Carroll (escritor)
53. Thomas Edward Lawrence (Lawrence da Arábia - escritor)
54. Sonny Listen (boxeador)
55. The Petty Girl (do artista George Petty)
56. 
Estátua de cera de George Harrison
57. Estátua de cera de John Lennon
58. Shirley Temple (atriz infantil)
59. Estátua de cera de Ringo Starr
60. Estátua de cera de Paul McCartney
61. Albert Einstein (físico)
62. John Lennon (segurando uma trompa)
63. Ringo Starr (segurando uma trombeta)
64. Paul McCartney
65. George Harrison (segurando uma flauta)
66. Bobby Breen (cantor)
67. Marlene Dietrich (atriz)
68. Ghandi (líder indiano, retirado da capa a pedido da EMI)
69. Legionário da ordem dos búfalos
70. Diana Dors (atriz)
71. Shirley Temple (atriz infantil)
72. Figura de Jann Haworth
73. Boneca da atriz infantil Shirley Temple
74. Castiçal mexicano
75. Aparelho de televisão
76. Figura de pedra de uma menina
77. Figura de pedra
78. Estátua (que era da casa de John Lennon)
79. Troféu
80. Boneca indiana
81. Capa da bateria do Sgt. Peppers (projetada por Joe Ephgrave)
82. Hooka (para fumar tabaco)
83. Cobra de veludo
84. Figura de pedra japonesa
85. Figura de pedra da Branca de Neve
86. Gnomo de Jardim
87. Tuba 




QUEM ESCOLHEU AS FIGURAS?
John: algumas das escolhas de John foram apenas para provocar, mesmo. Entre elas, podemos citar Adolf Hitler e o Marquês de Sade, os dois últimos jamais chegando à arte final. Brigitte Bardot, Lord Buckley, James Joyce e Friedrich Nietzsche também acabariam de fora. Os homenageados presentes são Lenny Bruce, Aleister Crowley, Dylan Thomas, Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e Lewis Carroll.

George: a sua lista só incluiu gurus indianos: Sri Mahavatara Babaji, Sri Yukteswar Giri, Sri Lahiri Mahasaya e Paramahansa Yogananda.

Ringo: Ringo não se interessou em escolher ninguém para o mural, porém apoiou as escolhas feitas pelos demais, refletindo sua posição e seu estado, na banda, à época, que já comentamos por aqui.

Paul: embora nem todos de sua lista de homenageados acabassem na arte final, Paul relacionou suas opções como sendo William Burroughs, Robert Pell, Karlheinz Stockhausen, Aldous Hexley, H.G. Wells, Albert Einstein, Carl Jung, Aubrey Beardsley, Alfred Jarry, Tom Mix, Johnny Weissmuller, Rene Magritte, Tyrone Power, Karl Marx, Richmal Crompton, Dick Barton, Tommy Handley, Albert Stubbins e Fred Astaire.

Peter Blake e Jane Haworth: o casal de artistas contribuiu com a presença de W.C. Fields, Tony Curtis, Dion DiMucci, Bobby Breen, Shirley Temple, Sonny Liston, Johnny Weissmuller e H.C. Westerman.


Robert Fraser: Terry Southern, Wally Berman e Richard Lindner.

ENCARTE
O disco veio com um encarte para os fãs mergulharem na ideia do disco: uma folha de recortes de papelão criada por Blake e Haworth com um retrato em tamanho de postal de Sgt. Pepper baseado em uma estátua da casa de John que foi usada na capa principal, um bigode falso, dois conjuntos de insígnias de sargento, dois emblemas de lapela e um modelo para recortar dos Beatles em seus uniformes de cetim. Foi também uma sacada inovadora.


Outra ideia surgida foi incluir um envelope com diversos decalques autocolantes e tatuagens que colassem na pele com uma lambida. Elementos que remeteriam à infância, quando essas coisas eram dadas na compra de um chiclete ou revista em quadrinhos. Mas a gravadora EMI reclamou muito da despesa extra e da impraticabilidade de toda a ideia, de um disco já por demais caro, para época, para ser produzido.

É, sem sombra de dúvida, a capa mais famosa e parodiada da história do rock.

Fiquem com Deus... voltaremos, após, para falarmos das músicas, uma por uma.







Nenhum comentário:

Postar um comentário