domingo, 17 de maio de 2015

I FEEL FINE/SHE'S A WOMAN

Boa tarde, meus queridos,

Como dissemos ontem, voltamos para falar da e na maior banda de rock de todos os tempos: THE BEATLES.

Dando sequência, após o sucesso das turnês norte-americana e australiana (principalmente), os Beatles voltaram aos famosos estúdios da EMI para compor mais um disco para "aproveitar" as vendas de natal.

Pressão para todos os lados, afinal, eles tinham acabado de "aparecer" para o mundo porque, até 1963, como já escrevemos, os Beatles eram conhecidos apenas na Inglaterra (e, de certa forma, no Reino Unido).

A chamada "música popular", àquela época, não tinha tanto espaço assim na mídia (leia-se RÁDIOS) e havia uma grande DISCRIMINAÇÃO com esse tipo de música, principalmente em um país extremamente conservador como a Inglaterra... Muita gente não faz a mínima noção disso, principalmente os críticos dos Beatles, que, aliás, pouco ou nada conhecem do típico comportamento inglês.

Compacto original Parlophone, inglês... Tive a oportunidade de pegar, com estas mãos que a terra há de comer, um destes lá em Londres... Só não comprei porque, pasmen! - custavam em torno de 40/50 libras cada... Mamamia!
"Furar esta barreira" foi só o começo, daquilo que se intitulou - e com razão - de BEATLEMANIA. Estive em Londres no ano passado (meados de agosto) e pude SENTIR o que aquelas ruas estreitas, próximas do London Palladium, vivenciaram naqueles dias tumultuados de 1964, principalmente naquela noite em que eles tocaram lá... Deem um olhadela no meu "post" sobre..

Sempre em 45 rpm e, claro, MONO!!!

Enfim, a despeito de toda essa pressão, a principal dupla compositora de todos os tempos não tinha tanto tempo para sentar "e ver o que iam fazer". Em meados de agosto de 1964, então, lá estavam eles, prontos para compor mais um disco.

Em outubro de 64, John começa a compor um riff, durante a gravação de EIGHT DAYS A WEEK, que viria tornar-se a base para I FEEL FINE. Nisso, é inaugurado, na primeira vez da história do rock, o chamado FEED BACAK: John deixou, sem querer, sua Gibson encostada no amplificador, que, por sua vez, produziu uma microfonia mui característica: estava feia a introdução da música.

Meu compacto... Este é uma reedição do final dos anos 1970...

Isso determinou o modo como as bandas passaram a gravar, doravante, em estúdio, explorando sons, depois de, claro, dominar as técnicas de gravação. Foi o grande impulso para as grandes bandas que já existiam e viriam a surgir nos anos 1970 e, um pouco menos - por conta do avanço tecnológico - dos anos 1980.

Lançado em 23 de novembro de 1964, este "single" - uma das mais - se não a mais - otimistas canções de Lennnon, chegou fácil ao primeiro lugar na Inglaterra e nos EUA.

Já "repaginado", em estéreo...


She's a Woman - o lado B - é uma típica canção de Paul, escrita nas ruas de St. John's Wood, em 8 de outubro de 1964. Paul queria um "hit" para cantar nos shows, algo um pouco mais agitado. Então, foi evocando Little Richard que ele chegou nestes vocais, um tanto quanto diferentes.

Curioso selo e trocadilho (If I feel e I feel fine) da Odeon nacional do meu compacto: caça níquel da Beatlemania... Naqueles tempos o povo já sabia ganhar dinheiro em cima dos Beatles...

Foi também a primeira canção dos Beatles a fazer referência direta às drogas, já que, quatro semanas antes, Bob Dylan apresentou a maconha a eles. No verso "turns me on when I get lonely" (Deixa-me ligado quando estou solitário), fica claro tal menção. O gozado é que as autoridades britânicas - que viviam às turras com as drogas, na época - não percebeu a referência. É que "ficar ligado" era uma gíria daqueles tempos para dizer, nos dias de hoje "chapado", "doidão" e eles, "quadrados" como eram (para usar um termo da época) absolutamente não entendiam.

Com certeza, é um dos meus mais raros... If I feel é música do A Hard Day's Night e I feel Fine é música dese compacto, objeto desta postagem... Reparem que o ano do disco é... 1965!!!!


Daí pra frente, foi só "alegria": segundo George, eles mal conseguiam ficar de pé, de tanto rirem... Aliás as filmagens do filme Help!, alvo de breve postagem, foram cobertas de ervas e risos.

Bem, por falar em risos e alegrias, falo a vocês, agora, aqui do interior... Finalmente conseguimos realizar um sonho antigo, de morar pra cá e livrar-se das neuroses da cidade grande... Ouço os passarinhos cantarem quando coloco meus discos para escutar... Show de bola!!!!

Até a semana que vem, para falarmos um pouco mais da maior banda de rock de todos os tempos!!!


Alex


Nenhum comentário:

Postar um comentário