quarta-feira, 9 de julho de 2014

"EU SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR"... SERÁ???

... Enquanto houver uma emissora de televisão dando as cartas no futebol;
... Enquanto ela determinar quem é o campeão, os horários dos jogos e financiar os clubes brasileiros;
... Enquanto houver CBF e FIFA;
... Enquanto houver clube ganhando estádio, por mero capricho das autoridades ora no poder;
... Enquanto a soberba insistir e coexistir no futebol e o brasileiro continuar a achar, ainda nos dias de hoje, que tem o melhor futebol do mundo;
... Enquanto continuarem a utilizar o futebol para outras coisas que não sua finalidade...
... Enquanto essa gente insistir em elitizar o futebol, através das ditas "escolinhas" e das arquibancadas (ou a gente pensa que foi o "povo" que lá estava entoando o hino-título da postagem?)...
... Enquanto a gente não aprender a respeitar - POR MAIS QUE DISCORDEMOS - as nossas autoridades, a nossa Presidente da República, que foi literalmente achincalhada na estreia da Copa, pelos burguesinhos sem religião, "revoltados" (com o quê, se ela governa justamente para e com eles???)...
... Enquanto nós continuarmos a insistir em fazer uma apresentação de Copa do Mundo onde se tenta mostrar o Brasil SEM NEGROS (Capoeira sem negros??? Baianas "brancas"???), SEM ÍNDIOS (Qual a tribo???), SEM POBRES, SEM MULTICULTURALISMO, insosso, branco, limpo, puro, com todos os dentes na boca, correto, perfeito, hospitaleiro, ordeiro, educado, hetero...
... Enquanto continuarmos a achar que "NÃO SE FAZ COPA COM HOSPITAIS" (Ronaldo, o EX maior artilheiro das Copas... Agora é Klose, da Alemanha...), que "O FUTEBOL ENCOBRE TUDO"(Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos... MAS QUANDO ABRE A BOCA...)...

Volto a conversar com vocês na manhã de 9 de julho de 2014, depois desse dia histórico - 8 DE JULHO - , em que o Brasil tomou uma sonora goleada de 7X1 da Alemanha, em pleno Mineirão, numa semi-final de Copa do Mundo - Sim, a Copa está sendo realizada aqui no Brasil, com todos os superfaturamentos, todas as maracutaias, todos os ufanismos, heróis, vilões, etc., que sói acontecer aqui no Brasil.

É impossível esse Blog não comentar sobre o que aconteceu no dia de ontem. Isso é apenas a consequência de toda uma conjuntura (ESTRUTURAL) onde futebol no Brasil RESPIRA.

Tudo começou no dia em que se resolveu que uma emissora de televisão iria mandar e desmandar no futebol. Não. Não começou no dia 12 de junho de 2014, dia em que começamos a fazer um gol contra - literalmente - a favor da Croácia, nossa primeira adversária na Copa, dentro de um estádio feito COM NOSSO DINHEIRO - PÚBLICO, para satisfazer vaidades e caprichos de dirigentes e torcedores, e vice-versa.

Muito se fala, hoje, por aqui, em LEGADO DA COPA: pois bem! Esse seria o grande leigado, sobretudo aquele que as autoridades não querem ver, por pura conveniência: O BRASIL (PAÍS) NÃO É A CBF. Traduzo meu raciocínio, para vocês: as coisas só poderão começar a mudar no futebol no dia em que passaremos a torcer para o BRASIL, e não para aquela camisa que ostenta aquela sigla, mais comumente conhecida como CASA BANDIDA DO FUTEBOL.

Escrevo-lhes, porque houve uma resistência muito grande por boa parte das pessoas no que toca à realização da Copa por aqui. Não. Não pensem - vocês que lerão esse "post" daqui a quarenta, cinquenta, cem anos - que a Copa no Brasil foi aquela FESTA, aquela UNANIMIDADE.

Desde a tragédia de Sarriá (VEJAM MEU "POST" SOBRE ELA, NESSE BLOG), jamais ousei chorar por uma derrota do Brasil em Copas. Nada mais valeu a pena derramar-se em lágrimas. Para mim, o futebol brasileiro MORREU ALI. E, para os românticos - sim, o futebol já foi romântico. Hoje, ele é, no mínimo, hilário - O FUTEBOL ARTE TAMBÉM ALI MORREU, naquela tarde - AÍ, SIM, TRÁGICA - de 5 de julho de 1982, data máxima da MORTE DO FUTEBOL BRASILEIRO E, CONSEQUENTEMENTE, DO FUTEBOL ARTE.

Depois, a gente cresce - EU TINHA APENAS 8 ANOS DE IDADE - e vê como as coisas se processam nos bastidores e acaba ficando mais cético com relação a tudo isso. Nossa consciência política se cria e alarga-se. Agora, ficou tudo muito claro e ninguém engana a ninguém mais. Explico: todo esse ufanismo que vemos em Copa do Mundo, aqui no Brasil, não passa de FINGIMENTO E FALSIDADE das pessoas, como todos nós já sabemos. De PATRIOTISMO, nós, brasileiros, passamos longe.

A nossa falta de educação, no confronto contra o Chile (oitavas de final. Ganhamos na decisão por pênaltis), na hora do hino nacional deles, prova isso. Ninguém que saiba ou tenha o mínimo de amor pelo seu país chega a ponto de VAIAR E ACHINCALHAR o hino nacional de uma outra nação. Muito menos quando se é anfitrião. Vejam que se trata de uma questão de PRINCÍPIO, mesmo.

Dá pra entender quando falo e MOSTRO que sou admirador do futebol argentino (que também está em franca decadência), que, aliás não é de hoje. Vem desde a Copa de 1978. Hoje, há uma espécie de MODA, por incrível que pareça, também, em torcer e vestir a camisa da Argentina. Mas, mesmo esses modistas não conseguem entender como os argentinos encaram isso: patriotismo, futebol, etc. DEVERÍAMOS SEGUIR O EXEMPLO DELES.

A gente não vê argentino "chorando" no hino deles; entretanto, não vemos os governos argentinos fazerem o que quiserem com seu povo, sem AMPLO protesto de seu povo. Percebem? Então, desde muito pequeno, acostumei-me a vê-los dessa forma e admirá-los, pelo seu comprometimento com o país. E isso ficou provado, quando eu os vi, aqui no Brasil, no metrô, à espera de um jogo da seleção deles. O quanto eles dão valor àquela camisa que ostenta as cores do país deles, não como a nossa, que ostenta um verde-amarelo mentiroso e caduco, mal ensinado até mesmo dentro de nossas escolas... Quem foi que disse que as cores do Brasil são APENAS verde e amarelo? Viram a contradição? Os argentinos NÃO TORCEM PELA "AFA", entidade que administra o futebol deles. Torcem pela Argentina. 

Uma rivalidade, que aliás, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. Nós já sabemos que essa tal "rivalidade" foi alimentada pelas DUAS DITADURAS MILITARES, à época. E fomentada DO LADO DE CÁ, pela sempre irrefletida e esdrúxula imprensa esportiva brasileira, que vê neles um potencial rival. Do lado de lá, tal rivalidade nunca existiu, nesse grau com que tentamos pintar por aqui. É de sobejo conhecimento de qualquer um que tenha um mínimo de informação (e não deformação) que os argentinos possuem uma rivalidade HISTÓRICA com os uruguaios, que expande a questão futebolística. Eles simplesmente NÃO DÃO BOLA PARA NÓS, brasileiros.

Dito isso, também para a posteridade, voltaremos em muito breve para conversarmos sobre os Bealtes, que comemoram os 50 anos do filme "A HARD DAYS NIGHT".

Que possamos ter aprendido que O BRASIL JÁ HÁ MUITO, MAS MUITO TEMPO, NÃO É O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO; que essa nossa soberba (e não dos argentinos. NÓS SOMOS ASSIM...) só nos atrapalha, dentro e fora de campo; no futebol e na vida comum. FALTA DE HUMILDADE É FALTA DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL. É falta de uma das mais importantes virtudes.

Humildade, para reconhecer que já não se é como se foi, um dia, e admitir que outros são, HOJE, melhores, mais organizados, mais solidários, mais patriotas e, o que é mais importante: que outros são mais humildes do que nós, que sempre reconheceram a inferioridade deles para conosco (no futebol, é claro) e que, hoje, são-nos superiores... TAMBÉM NO FUTEBOL, e em nenhum momento nos desrespeitaram, mesmo com uma goleada para lá de histórica. As consequências? Bem, tem gente que prefere continuar no mundo de Willow... E você?...

Temos muito, MAS MUITO a aprender.

Att, e que, não o MELHOR VENÇA, pois nem sempre vence o melhor, mas que VENÇA AQUELE QUE MEREÇA. Bem, eu, como sempre, torço pela Argentina, como sempre, que, aliás, tem um jogo duríssimo, hoje, contra a Holanda. Mas, se não der para ela, que vença quem merece vencer, no domingo, 13 de julho de 2014, no Maracanã... Dessa vez, sem o Brasil.