domingo, 19 de janeiro de 2014

A INVASÃO

Bom dia a todos!!!!

Começo a escrever para vocês exatamente às 11h 59 min. desse domingo, 19 de janeiro...

2014 será um ano de muitas comemorações... Centenário do meu Palmeiras, e, claro, de alguns lançamentos importantes da MAIOR BANDA DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS: THE BEATLES!!!

Bem, como está na moda os "rolezinhos"... Aqui, ia eu abrir um parênteses, mas, vamos registrar, para a posteridade: ato utilizado por jovens da periferia daqui de São Paulo para utilizar espaços nos "shopping centers" para encontros e consumo... E, depois da desastrada ação da Polícia Militar - Que já há muito deveria de deixar de ser - , num ranço autoritário, discriminatório, burguês, mesmo, utilizando-se de sua força descabida e desproporcional para, como sempre, "dispersar" "multidões", desceu - MESMO!!! - com o perdão da palavra, O CACETE na molecada, dentro do "Shopping" Itaquera, esta, agora unida com os movimentos sociais, faz protestos...

Aquelas velhas coisas de sempre, que, talvez, um dia aí na frente em que estejamos relendo essas linhas pouco ou nada se modificarão, ENQUANTO O SISTEMA E AS PESSOAS NÃO MUDAREM: falta de espaço de lazer e cultura nas periferias (bem eu sei, pois que convivi e trabalhei com isso, na política e fora dela), segregação ou exclusão social, racial, sexual (precípuas e necessárias no capitalismo - é justamente isso que as pessoas NÃO ENTENDEM)...

Jovens da periferia que querem os benefícios do sistema (pois que só convivem com seus malefícios), mas NÃO CONSEGUEM ENTENDER QUE O SISTEMA PRECISA SER DESTRUÍDO... E que eles não tem a menor chance DE FAZER PARTE... Como se diz: "Rico que é rico, NASCE RICO"... Riqueza, abundância, SOBRA, PARA ALGUNS, só existe em uma sociedade DESEQUILIBRADA, INJUSTA. O capitalismo, em sua essência, É ASSIM: INJUSTO: Quem produz a riqueza NÃO FICA COM ELA... Produz para alguém...

Comer no "Mc Donalds", comprar roupas de marca, tênis da moda, óculos legais, celulares de última geração, EM TESE, no capitalismo, TODOS TEM DIREITO. Mas nem todos PODEM E A ESMAGADORA MAIORIA JAMAIS  PODERÁ, ter isso ou aquilo, tudo, ou tudo ao mesmo tempo, ou a todo tempo... "Fio, desse jeito, Chicago não aguenta!!!" O PLANETA NÃO AGUENTA!!!

Sabe você, amigo leitor e que me acompanha, quantos PLANETAS TERRA são necessários, em recursos materiais, naturais, para sustentar (e nem estou dizendo AO TODO TEMPO, hein? Só por alguns, digamos, momentos...) 7 bilhões de espíritos encarnados, nos moldes do tão sonhado "american ideal", ou "american dream"? Sabe quantos??? PRECISAREMOS DE, PELO MENOS, 3 PLANETAS IGUAIZINHOS A ESSE DAQUI... Assim NÃO DÁ!!! Alguém tem que subir nessa mesa e gritar: "EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIII !!!!!! Parem o mundo, que eu quero descer!!!!"...

Ilusão por ilusão, FICO COM OS BEATLES, que, para mim, É UMA REALIDADE... Desde que eu estava no Plano Espiritual...

Falando em invasão, TEMA DE NOSSA PRÓXIMA CONVERSA, porque, 29 de novembro de 1963 marca o lançamento, na Inglaterra,  de um "single" que iria virar o planeta de cabeça para baixo. Explico: e também explico o porquê dessa "postagem tardia".

Nesta data, nada mais, nada menos, era lançado o compacto "I WANT TO HOLD YOUR HAND/THIS BOY", dos Beatles.

Compacto original inglês: reparem que é em 45 rpm... E MONO, claro! Show de bola!!!

"Despretensioso", num primeiro momento, para alguém que já havia lançado dois LP'S de sucesso absoluto ("Please Please Me" e "With the Beatles") e quatro "singles", já também referidos neste blog, também de sucesso estrondoso, "I WANT TO HOLD YOUR HAND/THIS BOY" veio ao mundo para, basicamente, ATENDER AO MERCADO NORTE AMERICANO (consumidor por natureza).

Brian Epstein, empresário dos Beatles sabia que esse era um "território a conquistar", pois os Beatles ainda não tinham o mesmo alcance "do outro lado do Atlântico", como tinham na Europa e no resto do mundo. Os norte americanos NÃO GOSTAM MESMO, das coisas que os outros fazem... Notadamente se os OUTROS FAZEM MAIS SUCESSO QUE ELES...

Ainda que os Beatles tenham "bebido" e muito na SOUL MUSIC e em toda a galera da histórica gravadora "MOWTOWN" (que lançava, nos EUA, os artistas NEGROS que não tinham espaço nas grandes gravadoras, por lá, por razões óbvias... RACISMO!) e nos básicos, seu ídolos dos anos 1950 (Berry, Perkins, Richard, Lewis, entre outros...) o fato é que INCOMODAVA aos americanos aqueles quatro cabeludos da "MATRIZ"... Isso explica muita coisa que aconteceu depois (vide episódio das "fogueiras Beatles", tema para uma blogagem especial... Só para deixar com água na boca, para apagar o fogo!).

Sempre sinceros (os hipócritas sempre os odiarão) e diretos, mesmo com o "freio politicamente correto Brian Epstein", desagradavam o "establishmment" (acho que é assim...) do "american ideal", descrito alhures...

Então, os Beatles - e as bandas inglesas, da época - tinham ENORME dificuldade para "CRUZAR O ATLÂNTICO"... Até o lançamento desse single, em 26 de dezembro de 1963, nos EUA (já saindo alterado, para variar, pela Capitol, no lado B, com "I SAW HER STANDING THERE"). Feito notável, onde nenhum, absolutamente nenhum artista britânico conseguira, até ali, sucesso neste país.

Compacto norte americano original: pelo menos a capa é mais bonita do que a inglesa... Reparem, também, que "This Boy" não se encontra no lado B, conforme explicado acima...

Por aqui, tínhamos enormes problemas políticos, por essa época... Rumores de golpe de Estado (como de fato aconteceu), reformas de base (como de fato NÃO ACONTECEU, infelizmente... Pagamos o preço até hoje desse atraso educacional) e a ascensão da JOVEM GUARDA e a afirmação da BOSSA NOVA (que os gringos adoram).

Quando o single atingiu o 1º lugar nos EUA, em JANEIRO DE 1964 os Beatles estavam em PARIS, excursionando por lá... (saudades de Paris...). Estavam abertas as portas para uma excursão (naquela época dizia-se assim... Tempos depois que se intitulou como "TURNÊ") "DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO"...

DETALHES

"I WANT TO HOLD YOUR HAND" foi escrita e composta na casa dos Asher (pais de Jane Asher - primeira namorada conhecida e famosa- de Paul), no dia 16 de outubro de 1963. Lá tinha um piano onde Paul e John costumavam tocar e compor juntos.

Brian queria algo que soasse como "americano", para lançar o compacto pela Capitol Records (a subsidiária da EMI nos EUA). Trata-se da "nata" das composições Lennon-McCartney, pois era o auge da parceria, onde realmente os dois sentavam e compunham... JUNTOS, dando palpite e contribuindo, um para com o outro.

Compondo, então no porão da casa, John com um órgão (órgão é meu instrumento musical predileto!) e Paul ao piano, ainda havia aquele ar de "adolescentes, beijinhos, mãos dadas, etc. (será a tradução do título da música???). EU QUERO SEGURAR SUA MÃO... E não "suas mãos", como muita gente pensa... Está no SINGULAR...

Mais tarde, Bob Dylan, que iniciou os Beatles na maconha (no LSD ainda não tinha sido ele. Foi depois.) e em novas formas de composição e de ver o mundo, achava que John havia escrito "I GET HIGH", porque, para ele, assim soava, na música... Quando se encontraram e ele perguntou a John, ficou surpreso, não só por ser "NÃO POSSO SEGURAR... (A MÃO)" ("I CAN´T HIDE"), mas também, porque os Beatles não sabiam, ainda, O QUE ERA ESTAR ALTO (para quem não sabe, MACONHADO), àquela altura do campeonato (Eles se encontraram na turnê norte americana dos Beatles, em 1965, antes da criação de um dos mais revolucionários álbuns da história: RUBBER SOUL (reparem na homenagem à Soul Music), razão de uma blogagem especial, mas um pouco mais pra frente!...).

"THIS BOY", o lado "B" do compacto (que eu gosto muito), foi escrita pela dupla mais famosa da história num quarto de hotel, sob inspiração de Smokey Robinsom ("The Miracles", banda que os Beatles adoravam).

George Harrison, em entrevista, afirma que John, ao construir as harmonias da música inspirou-se nos Everly Brothers. John sempre teve muita preocupação com essa parte harmônica, de modo que sempre rejeitou a letra dessa música. Mas, apesar de achar menos importante, a letra tinha-lhe, sim, significado: o rejeitado, esperando tristemente a retribuição de seu amor (sua infância e juventude foram extremamente conturbadas, nestes como em outros aspectos).

Mas, para mim, é uma bela canção... Show de bola...

Essa música saiu no compacto, nesta época e depois no LP "Meet The Bealtes" norte americano - 2º lp dos Beatles por lá - pelo selo da Capitol Records (que DETONAVA com os LP'S ingleses deles, fato que já expus por aqui, neste blog).

Mas, tanto na Inglaterra, quanto no Brasil, somente saiu em compacto (E, por aqui, a Odeon resolveu imitar a Capitol e lançou, também adulterado, com "She Loves You" no lado B) e, depois na coletânea "PAST MASTERS", que buscou reunir as músicas que foram lançadas somente em compacto (e claro, muito dinheiro... para a EMI). "Past Masters" foi lançado no final dos anos 1970, em quatro LP'S: de 1962 a 1965, com capas pretas e logo branco e o outro, BRANCO, com logo preto, de 1966 a 1969.

Compacto nacional: eu só tenho o disco. A capa, não, infelizmente!

Depois de tudo isso a BEATLEMANIA "fincava sua bandeira" em outro território e, a partir dali, a vida começou a ficar diferente pra muita gente.

E A INVASÃO? Bem, a invasão aconteceu um pouco depois... Assim como blogaremos no mês que vem, comemorando os 50 anos da INVASÃO BRITÂNICA!!! FEVEREIRO DE 1964!!! Até lá!!!

"Foi com medo de avião, que eu segurei pela primeira vez na sua mão... Agora ficou fácil, todo mundo compreende... "I Want to hold your hand!!!!..."


Saudações Beatlemaníacas...








2 comentários: