domingo, 9 de junho de 2013

PLACAS PRETAS

Boa noite a todos,

Depois de um LOOOOOOOOOOOOOOOONGO período, estamos voltando, para novamente COMEMORAR mais uma vitória: Finalmente conseguimos EMPLACAR nosso opalão: PLACAS PRETAS!

Idealizado já de há muito, desta vez não titubeei. Meu Opala de sonho de infância, agora, é de "CATEGORIA ESPECIAL", carro de colecionador...

Chineladas na antiga placa!!!

Mereceu, também, um trato BEM DADO nas placas, pois vieram do DETRAN todas sujas...

Que tal um lustro, hein?

Gran Luxo 1974. Aliás, o nome vinha desta forma. O termo "Opala" "saiu" do nome por uma jogada de "marketing" da GM, para "descolar" dos outros modelos da linha, mais populares. Chamava-se, então, CHEVROLET GRAN LUXO...

No ano seguinte, a GM tirou-o de linha, dando espaço para o COMODORO, também topo de linha. Já em 1980, foi a vez de o Comodoro perder lugar para cobiçado DIPLOMATA, no topo de linha da GM.


Bem, já que vamos falar de história, vai aí a história do "topo de linha da GM".

O modelo "Gran Luxo" foi lançado em 1971, juntamente com o esportivo SS, para inaugurar o motor 4100, substituindo os motores 3800 cc, que equipavam os modelos 1969 e 1970, tanto os básicos como os mais requintados.

O motor 3800 cc ainda continuou a ser fabricado, mas para as linhas "populares" do Opala: Standart e Luxo. Em 1972 a GM abandonou a fabricação deste motor.

Depois de uma longa espera, valeu a pena... Inclusive observar!!!

Bem, como vocês me acompanham de há muito, sabem que tive o prazer de ter um GRAN LUXO 1971, topázio dourado. Aqueles que ainda não o viram, vejam numa das minhas primeiras blogagens, neste espaço.

Continuando, o Gran Luxo foi lançado em 1971 para disputar mercado com automóveis mais luxuosos do que ele, mas muito mais caros e "beberrões": Ford Galaxie e Dodge Dart.

A dupla, pela primeira e última vez em minha "garagem": 1971 (atrás) e 1974...

Com a crise do petróleo, que durou de 1973 a mais ou menos até os dias de hoje - sim, senhores, depois da crise do petróleo, o combustível, pelo menos para nós, brasileiros, nunca mais foi barato - e, com o concomitante lançamento do MAVERICK, também em 1973, o Opala continuou reinando absoluto, tanto nas vendas, como no coração do povo: é que possuía uma mecânica versátil, barata e simples, bem como sempre a opção por motores mais econômicos e não menos velozes, como os de 4 cc (2500 cc).

Que garagem, hein?

Você tinha a opção de ter um ótimo carro de passeio, com um amplo porta malas e um ótimo motor, para pequenas ou grandes viagens, bem como espaço interior de sobra.

O Gran Luxo, então, além de ser mais barato que os seus concorrentes diretos, possuía o CHARME do Opala, sempre irresistível...

Entre 1971 e 1972 não houve mudanças na linha Gran Luxo, tanto na estética, quanto na mecânica. O detalhe é que a GM acabou lançando alguns Gran Luxo com o motor 3800 cc, logo no começo e, hoje, esses carros são extremamente RAROS...

SHOWZAÇO de bola...

Em 1973, portanto durante a crise da OPEP, a GM lança o Opala Gran Luxo, seguindo as modificações em toda a linha, com sensíveis mudanças mecânicas e estéticas: ar condicionado, ar quente, câmbio automático (na coluna ou no chão), rádio de série, relógio de série, etc., que se seguiu até 1974, onde a opção pelo Gran Luxo só poderia ser feita com o motor de 6cc - 4100 cc. Parece contraditório a GM oferecer ao modelo Gran Luxo apenas o motor de 6cc, em pleno auge da crise do petróleo, mas, em termo de compradores, cada vez mais exigentes, principalmente de carros "topo de linha", a estratégia acabou dando certo e, de certa forma, a GM superou e bem a crise do petróleo. Tanto é verdade que o Maverick, trazido da Europa para fazer o que o Corcel jamais conseguiu, não foi feliz em sua empreitada e o Opala reinou absoluto, não só nas vendas, mas também nas pistas.

Show, meu motor, hein? Não é um 250 S, mas... Bem, motorzinho é  pra dentista, mesmo!!!

Explico: Em 1974, para fazer frente ao poderoso motor V8 do Maverick, a GM lançou um motor já desenvolvido nas pistas: o fantástico 250 S, que, com um leve preparo, fazia o V8 roncador do Maverick comer pó...

Alguns Opalas saíram de fábrica já com esse motor - opcional. Infelizmente o meu não é um 250 S, mas, com certeza, quando tiver que dar uma mexida, ele há de se transformar em um...

Bem, foi bom voltar. Ando bem ocupado, lá no Tribunal e nas Casas André Luiz, preparando aulas etc. Prometo voltar em breve com a maior banda de rock de todos os tempos... Já sabem quem é, não?

Fiquem com Deus e até a próxima,

Alex