sábado, 2 de março de 2013

DARK SIDE OF THE MOON: 40 ANOS.

Boa noite a todos,

Depois de um longo período, retornamos.

E RETORNAMOS em GRANDE ESTILO: 40 anos de lançamento do SEGUNDO MELHOR DISCO DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS: DARK SIDE OF THE MOON, da banda de rock progressivo inglesa PINK FLOYD.

Meu "xodó": Quadrafônico!

A data, para ser mais exato, é 1º de março de 1973. Só não escrevi a vocês ontem porque tive um dia "longo" no trabalho e depois, ainda, fiz o "segundo tempo" com meus alunos nas Casas André Luiz.

Álbum gravado no lendário estúdio de Abbey Road, colocou o Pink Floyd (minha segunda banda) definitivamente na rota do sucesso internacional, já que isso era uma realidade na Inglaterra e na Europa, com o sinlge "Money" "puxando" o disco nos EUA, onde a banda tinha dificuldades em aparecer.

O rock progressivo, aliás, era um fenômeno muito circunspecto à Europa pelas suas próprias características.  Os norte-americanos não eram muito chegados a esse estilo, sociedade de consumo que sempre foi e sempre será.

O LP ficou "apenas" 14 anos nas paradas, vendendo simplesmente mais de 50 MILHÕES DE CÓPIAS. Ficou nos cinco primeiros lugares em vendas em qualquer lista dos mais vendidos de todos os tempos.

Marca, também, uma "guinada" no recado do Pink Floyd: questões como alienação, sociedade de consumo, paranoia moderna eram colocadas em meio as sutilezas de instrumentação muito bem executada pelos integrantes: David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright. Também fica claro o quanto Syd Barrett - O GRANDE SYD!!! - ainda "rondava" o pensamento deles ("Brain Damage").

Contracapa.

Roger Waters, aliás, foi praticamente o MENTOR do álbum, compondo quase todas as canções e interferindo aqui ou acolá, tomando decisões, etc., bem ao seu estilo. Dark Side praticamente saiu de sua cabeça.

À essa época o Pink Floyd já tinha "definido o seu som", saindo de suas RAÍZES PSICODÉLICAS e feito a transição - NATURAL - para o nascente rock progressivo, "correndo atrás" do KING CRIMSON, o pioneiro, com seu ESTUPENDO "IN THE COURT OF THE CRIMSON KING", de 1969, um dos meus prediletos, que também há de merecer uma blogagem especial. Daí se segue vários álbuns progressivos de destaque e DARK SIDE é, sem dúvida nenhuma, o seu maior SUCESSO.

Por dentro...

Alan Parsons foi o produtor do álbum. Como ele era funcionário dos estúdios de Abbey Road, também trabalhou com os Beatles ("ABBEY ROAD" e "LET IT BE"). Ele, muito tempo depois, foi também fazer rock progressivo, com o seu "Alan Parsons Project", que tem na música "Time", de 1982, seu maior sucesso.

A capa, simplesmente uma das mais famosas de todos os tempos, traz um prisma sendo atingido por um feixe de luz, que o transforma em arco-íris. Aliás, quem passava pela avenida onde moro nas épocas de férias deparava-se com DARK SIDE no céu. É que nas últimas vezes em que empinei quadrado fiz VÁRIAS RAIAS de DARK SIDE. Possuo algumas fotos, que necessitam de digitalização, para que vocês possam ver.

Aberto...

Não me recordo a primeira vez que ouvi DARK SIDE, mas, tenham certeza: perdi as contas de quantas vezes já o ouvi: fita cassette, vinil estéreo, quadrafônico, DVD...

Vocês poderão verificar por aí que DARK SIDE teria sido elaborado justamente sobre a sequência do filme "O MÁGICO DE OZ". Não vou aqui dizer "sim" ou "não", até porque tudo é uma questão de rotação: alguns aparelhos de toca discos tem-na alterada, o que impossibilita a "verificação". Mas, dizem as más línguas que, pelo CD é possível identificar toda a sequência do filme, junto com a música do disco.

Ei-lo... E do ano em que nasci: 1974!!!

Trata-se de um dos melhores álbuns CONCEITUAIS da história, senão for o MELHOR. Fica "pau a pau" com "DAYS OF FUTURE PASSED", que foi o PRIMEIRO ÁLBUM CONCEITUAL DA HISTÓRIA, do Moody Blues, de 1967, também merecedor de uma blogagem como esta.

No Brasil, não teve TANTO sucesso quanto ATOM HEART MOTHER, de 1970, impulsionado pela música de abertura do JORNAL NACIONAL, da Rede Globo: "Summer ' 68". Para quem não o conhece, pode ser encontrado em CD nas lojas: é o disco da "vaquinha". Aliás, os discos do Pink Floyd, no Brasil,. começaram a ser vendidos apenas a partir de 1974, porque os milicos tinham, digamos, "um certo medinho" de o rock "corromper a juventude", com essas "coisas esquisitas, inglesas", esse "tal de 'roque enrou' "... Coisas de uma ditadura, em que vivíamos naqueles anos.

Perfeito!

Aliás, como essa coisa de "hippie" chegou tardiamente aqui no Brasil, em meados dos anos 1970 - E JÁ ESTEREOTIPADA, bem do jeitinho que o sistema gosta - , Dark Side também ficou com fama de "coisa hippie", que não era bem o lance do rock progressivo, apesar de ele ter nascido justamente dessa "coisa hippie", que era, na verdade, O SOM PSICODÉLICO e, claro, o BLUES do final dos anos 1960.

Dark Side of the Moon ensinou-me a gostar de rock progressivo, antes mesmo de eu ter ouvido YES. A partir de então passei a colecionar discos e capas e, claro, melhorei e muito meu gosto musical. Não que eu tenha deixado de gostar do rock mais "pesado" - principalmente do "QUARTETO DE FERRO" INGLÊS: LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, URIAH HEEP E DEEP PURPLE. Mas as bandas progressivas são minhas prediletas e o Pink Floyd perde apenas para o número um de todos: THE BEATLES.




O Cassette, de época.. Ainda tem um som ESPETACULAR!!!


Disco IMPERDÍVEL, INSUPERÁVEL EM SEU CONCEITO, perde apenas para SGT. PEPPERS LONELY HEARTS CLUB BAND, dos Beatles, que é, sem dúvida nenhuma o MELHOR.

O melhor que vocês possam fazer é ESCUTAR O DISCO, de ponta a ponta e, de preferência, em vinil. Mas como há essa "dificuldade" por parte de muitos, ouçam-no em CD mesmo. É da época em que ÓTIMAS BANDAS FAZIAM ÓTIMOS DISCOS para serem ESCUTADOS POR INTEIRO. As pessoas eram MAIS EXIGENTES e não era QUALQUER UM que se arvorava em fazer sucesso, ainda que com apenas UMA MÚSICA.

Ainda vinha com a inscrição "remasterizado em digital".


CD "comemorativo" de 20 anos, lançado em 1993. Comprei com meu último presente de minha "madrinha". Fui correndo na Galeria do Rock adquiri-lo...
E, para um disco de rock progressivo ter a dimensão que teve, vocês imaginam o que ele significa. É que, quando falamos em discos de rock progressivo, esses normalmente são compostos de uma a 4 músicas, no máximo. Essas músicas são pouco "convencionais", digamos, não só para os padrões da época - final dos anos 1960 e início dos anos 1970, mas também se tornam INVIÁVEIS comercialmente, nos dias de hoje. Imaginem vocês como andamos "PACIENTES" com a nossa vida, com os outros que nos cercam, com o nosso trabalho e, de repente sentamos em nossa sala (com a TV SEMPRE ligada), ou defronte ao nosso micro e começamos a ouvir uma música de 23 MINUTOS!!!

Olhem que chique que ficou minha estante de som!

Bem, é tempo de terminarmos.

Apaguem as luzes, façam os cachorros dos vizinhos calarem a boca e EMBARQUEM NESSA VIAGEM. Vocês não se arrependerão, tenho certeza.

Turnê de Dark Side, em 1974.

Att,

Alex.

PS. Em breve teremos MUDANÇAS. Aviso-os, pois este blog ficará "desfalcado" por um tempo, para depois retornar, novamente, em grande estilo.

Solidariedade aos meus amigos ANDRÉ OKUMA E REIKO, que deixaram, assim como eu o fiz, a Coordenação do Teatro Nelson Rodrigues, em Guarulhos. O PT e suas pataquadas pequeno burguesas e capitalistas. O partido que ajudei a construir, acabou... E JÁ FAZ TEMPO.





Um comentário: