sábado, 15 de setembro de 2012

PLEASE PLEASE ME

Boa noite a todos,

Voltando depois de um longo período, daremos continuidade às postagens em homenagem a maior banda de rock de todos os tempos: The Beatles.

Na postagem anterior, falamos um pouco do single "From me to you/Thank you girl", lançado em 11 de abril de 1963.

Dois registros: O LP PLEASE PLEASE ME foi lançado ANTES deste single, em 22 de março de 1963. Lembrando sempre, porém, que esses lançamentos referem-se à Inglaterra. Portanto, há uma incorreção, de nossa parte, com relação à ordem cronológica, a qual estamos submetidos, para tentarmos descrever, sucintamente, a estupenda carreira fonográfica desta banda atemporal.

E, claro, sem nos esquecermos de que, a data 11 de abril de 1963 remete-nos a Julian Lennon, que tinha apenas 3 dias de idade neste dia, ocasião em que seu pai começava a ganhar o mundo...

Reparem que, ao mencionarmos "PLEASE PLEASE ME", antecede-lhe uma expressão não muito usual, para os nossos dias digitais. Esta expressão "LP" vem do inglês, que significa LONG PLAY, isto é, um disco de longo período, de 12 polegadas (o grande, chamado de "bolachão), que se popularizou mais massivamente do que os de 10 (EP'S) e 7 (singles), porque, claro, cabia mais músicas.

Na Inglaterra era comum chamar um "disco" de LP. Esta expressão, ao menos, nós não copiamos dos "brothers" lá de cima, porque nem mesmo eles conheciam esta expressão, eminentemente inglesa.

À esta época, os Beatles já sabiam o que compor, o que NÃO compor, comportar-se adequadamente (claro, para a época) no palco, isto é, lidar com a plateia.

John e Paul há 5 anos estavam juntos; George, quase o mesmo tempo; e Ringo, bem, Ringo, já era um baterista famoso e experiente, em Liverpool, quando do convite para substituir Pete Best, sendo que os rapazes o conheciam desde 1959.

Brian Epstein deu a eles noção e direção nos negócios (que NUNCA FOI O FORTE DELES) e na aparência; quanto ao repertório, os Beatles faziam cover  - MUITO BEM FEITOS, porque, não fosse desta forma, jamais seriam o que sempre foram - de todos os sucessos da época: Elvis Presley, Chuck Berry, Buddy Holly, Carl Perkins, Arthur Alexander, Everly Brothers, Little Richard, Larry Williams, Fats Domino, Gene Vincent, entre outros... 

... E, claro, não fossem também, simplesmente, a maior dupla de compositores da história da música, e suas canções de ótima qualidade, jamais alcançariam o que alcançaram, ao longo de pouco mais de 7 anos de carreira, na qualidade de banda. Disse-lhes 7 ANOS... É que, sempre nos dá a impressão de que eles duraram tanto tempo, talvez por serem atemporais... De 1962, ano em que Ringo ingressou no conjunto, até 1969, ano em que de FATO a banda dissolveu-se, já que DE DIREITO, apenas em 1970.

Aliás, para muitos (desavisados e pouco lidos, diga-se de passagem) os Beatles acabaram depois de Sgt. Peppers, em 1967, coisa que, evidentemente, NÃO CONCORDO. Prestem ATENÇÃO em ABBEY ROAD, por exemplo. Aliás, foi uma das condições impostas por George Martin, para que todos voltassem a se reunir e gravar um disco, como nas suas palavras: "... como antigamente..."

Os Beatles - e todos os quatro - nunca foram EXÍMIOS músicos, mas, se música, para nós todos é, essencialmente ALMA, com certeza eles conseguiram, através da sensibilidade, atingir a alma de várias e várias gerações. Falamos isso porque eles não tinham dinheiro para comprar bons instrumentos e partituras - SIM, ISTO TUDO TAMBÉM SEMPRE FOI MUITO CARO, ATÉ PARA UM PAÍS DESENVOLVIDO, COMO A INGLATERRA. Tinham que ouvir as músicas que executavam à exaustão, para aprender os acordes e executá-las com sua própria característica. Igualzinho a hoje...

O LP "Please Please Me" é outro marco na indústria fonográfica porque, àquela época os LP'S não eram tão populares como eram há pelo menos uma década depois. As pessoas compravam EP'S e singles, isto é, mais ou menos como se faz hoje: o pessoal por aí não "baixa" a música do fulano na internet? Então, naqueles dias, comprava-se a MÚSICA de sucesso, apenas. E, detalhe curioso: raramente um LONG PLAY agradava alguém que se dispusesse a ficar, pelo menos, 40 minutos ouvindo o som de algum intérprete da música popular. Daí a sua rejeição, por parte dos compradores de discos.

Please Please Me VEM INAUGURAR UMA NOVA ERA NA HISTÓRIA DA MÚSICA: a gente senta e OUVE O DISCO, do começo ao fim E NÃO PERCEBE QUE A HORA PASSOU. E mais: com vontade de virar o disco novamente e deixar cair suavemente o braço nos primeiros sulcos do lado A do LP... ISTO É OS BEATLES...

Gravado, então, em sua maior parte EM APENAS UMA ÚNICA SESSÃO, em 11 de fevereiro de 1963, chegou ao TOPO das paradas britânicas.
EDIÇÃO INGLESA ORIGINAL, EM MONO.


Contracapa: notem o selo da PARLOPHONE, à esq., identificando-o como  inglês... Esta foto é do  CD, da coleção  ESTÉREO, que foi recentemente relançada, imitando o LP original... Bacana...

Juntando, então, canções de outra autoria que executavam nas excursões na Europa e em casa, com suas próprias composições, o álbum estava pronto.

É difícil destacarmos esta ou aquela música, até porque, eles mesmos estavam FIXANDO SONS E IMPRESSÕES, antes a transmitir qualquer mensagem. Mas, com certeza, até o repertório alienígena foi muito bem escolhido. E, claro, o disco incluía dois grandes sucessos deles: "Please Please Me" e "Love Me Do".

Ainda o mundo não conhecia os Beatles. Mas, em seu país, já havia uma EUFORIA ESTÉRICA pelos quatro rapazes de Liverpool.

Detalhe: "Twist and Shout", última faixa do lado B, tornou-se mundialmente conhecida pela interpretação deles e foi gravada no fim da sessão do disco e John estava COM DOR DE GARGANTA e quase não conseguia falar... E tem gente que reclama, por aí, do microfone, do palco, disso, daquilo... Prestem atenção nos vocais que ele faz, nesta música...
Selo "canudinho": edição estéreo nacional, de 1974, ano em que nasci...

... Ele vinha com este encarte, aí...

Fica aí, então, o convite para todos escutarem, mais uma vez, este disco maravilhoso. Por ora, hei de escutar em CD MONO, na minha coleção monaural, que é a que chega mais próximo dos originais... Mas quando o Marantz voltar do "estaleiro", com certeza, o vinil irá rodar...

Falando sobre isso, no Brasil, à época, Please Please me não foi lançado. Os primeiros LP'S do PLEASE PLEASE ME igual ao original inglês foram lançados no Brasil no começo dos anos 1970, já em ESTÉREO.

O primeiro LP dos Beatles, lançado no Brasil, foi em 1964 e chama-se BEATLEMANIA, em MONO, como vocês podem ver nas fotos.  (além de não haver, no Brasil, à época, aparelhos estereofônicos, os Beatles, como sabemos, GRAVAVAM EM MONO e depois, a partir de "Sgt. Peppers, George Martin mixava os discos também em ESTÉREO). Trata-se da capa do LP "With The Beatles", com a extravagante "Beatlemania" cursiva em seu lugar.
Saem o capitólio, o logo da EMI e o nome With The Beatles; entra BEATLEMANIA....

Contracapa, com inscrição da CENSURA e tudo...

As músicas não correspondem ao "Please Please Me" e, sim, ao "With The Beatles", lançado após o "Please Please Me", com I WANT TO HOLD YOUR HAND abrindo o LP - porque foi a música que abriu as portas para os Beatles nos EUA e, como aqui, desde aquela época, nós sempre gostamos (menos eu, é claro!) de imitar os norte-americanos, nós fazíamos igual a eles: Pegávamos os discos dos Beatles, inventávamos uma capa e, sabe-se Deus como e com qual critério, "escolhíamos" as músicas que lá figurariam... Assim surgiu "Beatlemania"... Como surgiu, nos EUA, o ABERRANTE "Introducing The Beatles, pelo obscuro selo "VEE JAY", já que a subsidiária da EMI naquele país - CAPITOL - recusava-se a lançar os Beatles por lá... Tadinhos, estes tais...
1º selo dos Beatles no Brasil: ODEON azul-marinho, de 1964.

Abre-se, então, o LP com I WANT TO HOLD YOUR HAND (que foi lançada em single, objeto de uma outra postagem futura) e, depois, segue-se a sequência do lado A do "With The Beatles", com EXCEÇÃO de ALL MY LOVING, que será posteriormente incluída em outro LP: THE BEATLES AGAIN, o segundo nacional.
O famoso selo estrela da ODEON: o 1º era AZUL, já de uma reedição do  BEATLEMANIA, em 1966. Lindo,  meu disco, hein?

No lado B, SHE LOVES YOU (que retrata e expressa a verdadeira BEATLEMANIA) abre o repertório e depois segue-se a sequência de "With The Beatles": "Roll over Beethoven" e assim sucessivamente e, claro, com exceção de mais uma: MONEY, que foi EXCLUÍDA e também JOGADA para THE BEATLES AGAIN, para dar lugar à faixa inaugural de PLEASE PLEASE ME: "I saw her standing there". Confuso? Sim ou não?...

Ouçam, então, quem tem ouvidos para ouvir... E também os discos, para tocar...
Qual iremos ouvir hoje, hein?... Oh, dúvida cruel!!!

Até uma próxima oportunidade...

PS.: vem chegando uma nova eleição. Mais uma vez, convenço-me de que URGE A NECESSIDADE, NO BRASIL, DO VOTO FACULTATIVO, não só pelas minhas vivências e observações em meio a  parcos 15 anos de militância política, mas também depois de vivenciar mais 6 anos na JUSTIÇA ELEITORAL. Mais uma vez a nossa MAROTA DEMOCRACIA vai funcionar às avessas, privilegiando O DINHEIRO, O PODER E A IGNORÂNCIA. Ouçamos mais os Beatles, que mais ganhamos, não é mesmo?... Enquanto não cai um RAIO e institui o voto facultativo no Brasil... ARRRRRRGHHHH !!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário