quarta-feira, 18 de abril de 2012

LOVE ME DO/PS. I LOVE YOU

Boa noite a todos,

Atendendo a apelos conscienciais resolvemos incluir os singles dos Beatles nas blogagens, de modo a que todos nós possamos acompanhar, com mais clareza, a seqüência das músicas e dos lançamentos, pois todas as músicas que apenas foram lançadas nos singles são importantíssimas para entendermos melhor a carreira dos Fab Four.

O primeiro single lançado, já com selo Parlophone (EMI), em 5 de outubro de 1962, chama-se “LOVE ME DO/PS. I LOVE YOU”. Alcançou o 17º lugar nas paradas britânicas, tendo uma tiragem de apenas 10.000 exemplares - muitos não foram vendidos e, hoje, são, por assim dizer, “mosca branca de olho azul”, para nós, colecionadores e fãs.

Existem ainda versões desse single com o selo da Decca Records, mais raros ainda e, “piratovskys”, com Ringo (isso mesmo!) nos vocais, cantando Love me do.

Falando em selos, para quem não sabe, quando dizemos “selo” daqui, “selo” de lá, é mesmo a marca da gravadora, estampada no centro do disco de vinil.

Na Inglaterra, o selo dos Beatles vinha com o nome de “Parlophone”, subsidiária da EMI. Portanto, quando nós pegamos essas reedições estereofônicas e monofônicas, em CD e vemos aquele “Parlophone”, remete-se ao original Inglês, de época.

Já nos EUA, que “adulteravam” e “mexiam” nas seqüências das músicas dos LP´S e singles ingleses (originais), por razões puramente comerciais, o selo é da “Capitol Records”, subsidiária da EMI naquele país.

No Brasil, coube à Odeon (e seu capitólio), subsidiária da EMI por aqui, lançar os discos dos Beatles: assim temos a chamada EMI Odeon, primeiramente com seu selo azul-marinho (os primeiros discos dos Beatles no Brasil vinham com este selo).

Após, veio o selo “estrela” “azul”, que foi ostentado nos primeiros discos dos Beatles reeditados, a partir de 1966, pois, como dissemos na blogagem anterior, a despeito do estrondoso sucesso lá fora, a ditadura militar deixava vir bem devagar (e só a parte que lhe interessava) a chamada Beatlemania, já descaracterizada e, para muitos, rebatizada “a la” brasileira de “jovem guarda”, mais palatável e de acordo com o “stato quo” do governo autoritário que vivíamos, à época.

Depois, temos o “selo estrela” “vermelho”, que lançou, aqui no Brasil, o single “Hey Jude/Revolution”, em 1968 ( o original inglês já vinha com o selo “Apple”), bem como o EP “Magical Mystey Tour”, também no início de 1968, de que, em breve, falaremos.

Por fim, vieram os selos “Apple”, seguindo o catálogo inglês, até “Let it be/You know my name”, último em vinil, lançado em 6 de março de 1970, na Inglaterra.

Começava, assim, então, a maior banda de rock de todos os tempos a fazer sucesso, em Liverpool, Londres, na Inglaterra, EUA e em todo o mundo... O resto é história...

Um forte abraço a todos e até a próxima...

LOVE ME DO/PS. I LOVE YOU
Lançamento: 5 de outubro de 1962 (UK)


Nenhum comentário:

Postar um comentário