sábado, 28 de abril de 2012

PLEASE PLEASE ME/ASK ME WHY


Boa noite a todos,

Nesta blogagem iremos falar sobre o 2º single dos Beatles, que é “Please Please me/Ask me why”.

Lançado em 11 de janeiro de 1963, este single define, praticamente, o som da Beatlemania na Inglaterra, já que o seu lado A – “Please Please me” impulsionou as vendas no Reino Unido, chegando ao 2º lugar e realmente “mostrando” os Beatles para o seu país. A partir daí garantiram sua primeira turnê por lá, abrindo os shows de Roy Orbison. Aliás, John escreveu “Please Please me” em seu quarto, no nº 251 da Menlove Avenue, em Liverpool sob inspiração de Orbison, pois ouvia, no momento, o seu single “Only the lonely”. Idealizou-a lenta, mas, George Martin achou melhor “acelerá-la” um pouco e assim ficou gravada para a história.

O fato curioso é que “Please Please me,” apesar de ser uma típica música pop, inaugura aquilo que será recorrente na carreira dos Beatles: os “duplos sentidos” em suas composições.

Os “Beatles-intérpretes” que, lá nos idos de 1967 buscavam esses “significados ocultos” das músicas – principalmente das composições de John – já existiam, então, de longa data. Observavam ali, em “Please Please me”, à época, um conteúdo, digamos, de prazer sexual; outros achavam também, neste sentido, tratar-se de uma apologia ao sexo oral (isto tudo, na época, era mesmo um verdadeiro escândalo, ainda mais nos países mais conservadores, como Inglaterra e EUA).

Em resposta, Paul, em 1967, também pressionado pela opinião pública sobre as supostas referências às drogas em “Sgt. Peppers” declarou: “Se eles quisessem poderiam encontrar diversos duplos sentidos no começo de nosso trabalho. Tudo pode ter duplo sentido, se você realmente procurar”.

A propósito, John disse, numa entrevista, o seguinte: “Estou cansado de ouvir esse blá, blá, blá sobre a música dos Beatles e ‘Sgt. Peppers’, do tipo ‘plante uma bananeira, ouça o disco de trás para frente que você descobrirá seus significados mais profundos’”. E, evidenciando isto escreveu ”Glass Onion”, para os Beatles-intérpretes, quando estava na Índia, música esta que está no Álbum Branco, de 1968.

Gravada, então, nas semanas seguintes à “Love me do” e inspirada também por esta, basta ouvirmos a gaita de John. E, convenhamos, ficou bem melhor do que ele pensou originariamente, isto é, uma música lenta.

Já “Ask me why” foi escrita em 1962 por John e fazia parte do repertório do Cavern Club, das chamadas “lentas” (baladas).

Estava também entre as quatro primeiras músicas que eles levaram para os estúdios de Abbey Road, na primeira gravação deles lá, em 6 de junho de 1962. Mas George Martin achou que ela não tinha “pique” para ser um lado A de um single (lado A do single é aquela música que é considerada a melhor, para puxar o sucesso nas rádios e nas vendas dos singles, assim como as músicas dos lados “As” dos LP´S são as mais importantes até, claro, o advento dos álbuns conceituais).

Então ela foi regravada e lançada como lado B de “Please Please me” e figura, tal como esta última, nas duas últimas canções do lado A do LP “Please Please me”, lançado posteriormente, de que falaremos em breve.

Um forte abraço a todos...

PS. O nosso “querido” Congresso Nacional acaba de aprovar o malfadado Código Florestal, do jeitinho que os chamados “ruralistas” quiseram. Sabe aquelas quartas-feiras, que já falamos por aqui, em outra ocasião? Pois é. Durmam com um barulho destes!!! Cabe, agora, apenas à Presidenta Dilma VETAR esta aberração. Na hipótese do veto presidencial, a matéria volta ao Congresso que poderá derrubar o veto, por maioria absoluta de seus membros. VAMOS FICAR DE OLHO, PESSOAL, pois é o futuro de nosso planeta que está em jogo.

Att,

Alex

PLEASE PLEASE ME/ASK ME WHY

11 de janeiro de 1963 - U.K.



Nenhum comentário:

Postar um comentário